NOTÍCIAS

RÁDIO CAFÉ: THITO FABRES E O UNDERGROUND CAPIXABA

Entrevistamos o DJ que é idealizador da festa Prisma

Reprodução: Fan Page Oficial

Rádio Café no ar! Hoje entrevistamos o DJ Thito Fabres, amante do Techno e idealizador das festas Prisma e Sedna aqui na ilha. Ele falou sobre as novidades, sua história e a cena underground capixaba. E pra aquecer o final de semana, também tem set! Confira.

 

Quais são as suas maiores influências no mundo da música?

Num nível mais amplo, bandas New Wave e Synth Pop como Depeche Mode, Yazoo, Erasure, A-ha, The Smiths, Alphaville, marcaram a minha infância.  Já dentro do universo Techno/House, minhas maiores influências foram Stephan Bodzin, Marc Romboy, Oliver Huntemann, Booka Shade, Tiga, Trentemoller, entre outros.

Como e quando começou a carreira de DJ?

Desde criança tenho o hábito de colecionar músicas, ficava horas organizando pra facilitar na hora de ouvir. Mas foi somente em 2007 que me interessei em tocar. Foi logo que comecei a frequentar as grandes festas que rolavam na época, como Soul Vibes, Ipnotyca, etc. Alguns meses depois eu fiz minha estréia na antiga The One Club de Vitória.

Como você enxerga a cena eletrônica capixaba hoje?

Algumas coisas boas, muitas coisas ruins. Como em qualquer outra cena que eu já tenha conhecido. Não acredito nessa coisa de “união da cena”. Acho que cada um tem que fazer do jeito que acredita, do jeito que acha certo. A evolução vem do conflito e da competição. Essa é a base do Underground, a paixão é nossa força.

Você também é o idealizador de eventos “fora da curva” em Vitória, como a Prisma. Festa que marcou história na cena eletrônica capixaba e colocou a cidade como um ponto em que DJs nacionais de Techno almejavam vir. Quando você sentiu que precisava criar a sua própria festa?

Comecei a produzir eventos em 2011, ainda no período em que morei em Belo Horizonte. O primeiro evento que participei se chamava Stereotech, uma open air que aconteceu no Marina Ventura. Depois disso comecei a participar da produção de eventos em clubs como Roxy e Deputamadre, sendo a Festa Blaah o núcleo que participei por mais tempo, por quase 2 anos.

Depois de 4 anos vivendo intensamente a cena underground de BH, decidi voltar pra Vitória com a intenção de proporcionar aos capixabas algo semelhante com o que eu havia vivido fora. Daí surgiu a idéia da Prisma, uma festa que promove a cultura underground, a cultura club e a cultura da pista. Uma festa que valoriza os artistas locais e que busca resgatar a essência do conceito “Dance Music”. Nos seus 2 anos de existência, a Prisma conseguiu fazer história, criando hábitos e mudando a cultura local.

Há uma intenção de retomar o projeto?

Há sim, e já tem data marcada pra isso acontecer, a Prisma #073 acontece dia 01/julho/2016, uma sexta-feira, no Space Pub, em Vila Velha. Deixamos de ter o formato semanal, as quintas, como era, pra assumir um formato mais livre, menos frequente. A idéia é explorar lugares novos, preparar melhor o evento, investir mais na experiência.

Além de tocar, o DJ tem um trabalho antes de pesquisa e produção. Como funciona esse seu processo de preparo dos sets?

Considero a pesquisa como a parte mais importante do trabalho do DJ. Tenho uma rotina muito rígida no que diz respeito a pesquisa. Semanalmente ouço as tracks lançadas, ouço tudo que sai, baixo as que mais me interessam e então realizo uma série de procedimentos de organização e padronização. O Resultado é um conjunto de playlists que me permite improvisar bastante na hora na minha apresentação. 

Você também está trabalhando em estúdio para lançar suas próprias músicas. Como está sendo esse processo de criação?

Cheguei a lançar algumas músicas em 2010, mas depois acabei focando na produção de eventos. Agora estou retomando a produção musical, acredito que chegou o momento de lançar minhas próprias tracks. Meu foco no momento é o Techno. Estou trabalhando em um remix para o artista Nysm, que lançará um álbum chamado MECANYSM, pela ANANAS / Microonda Records.

 

E pra quem também quer curtir o som do Thito ao vivo, hoje (17) ele toca na Quadrini & Friends no Jurema Beach

Siga nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/thitofabres
Instagram: @thitofabres
Twitter: twitter.com/thitofabres

 

 

COMENTÁRIOS