NOTÍCIAS

O REBU: CONHEÇA COMO SERÁ A TRAMA DA NOVELA E INSPIRE-SE NOS LOOKS DAS FAMOSAS

Confira em 1ª mão os detalhes e curiosidades sobre a trama de O Rebu, nova novela das 11, e inspire-

O Rebu”, próxima novela das onze com previsão de estréia para o dia 14 deste mês, é um remake da Rede Globo. Sua trama baseia-se na obra original de Bráulio Pedroso a qual já foi exibida pela transmissora em duas datas distintas: estréia em 1975 e reapresentação em 1984 em versão compactada.

Saiba mais sobre como será a trama da novela O Rebu

"Festa, rebu, rebuliço... crime. O rebu. A vida de cada um. A culpa de todos!" – este era o antigo jargão pronunciado durante as cenas dos próximos capítulos da versão original da novela (será que ele irá reaparecer?).

O Rebu, palavra que na novela pode significar "rebuliço", "confusão", consiste numa referência à expressão cunhada por Ibrahim Sued e veiculada em sua coluna social, a qual era bastante famosa na época, para designar "festa" ou, com maior fidelidade ao termo, uma atenuação do palavrão "rebuceteio" (aglomerado de mulheres bonitas).

Outra referência explícita está na primeira cena da trama. Assim como ocorre no filme de Billy Wilder Crepúsculo dos Deuses (1950), O Rebu inicia-se com um cadáver boiando na piscina da casa do milionário Conrad Mahler em meio à festa promovida em homenagem à princesa italiana Olympia. A partir de então toda a trama da novela se desenvolve ao redor de dois mistérios: “quem matou?” e “quem morreu?”.

Esta novela policial entrou para a história da teledramaturgia brasileira por diversos aspectos, entre eles vale destacar:

1) A novela situa sua trama um período de apenas 24 horas, algo até então vanguardista na televisão brasileira mesmo não sendo um artifício inédito, afinal, a trama de livros clássicos como Os Ratos de Dyonelio Machado (1935), uma das obras mais importantes dentro do contexto literário brasileiro; e Ulisses, obra-prima quilométrica do irlandês James Joyce (1922) a qual influenciou meio mundo de gente como Clarice Lispector e Guimarães Rosa.

2) O Rebu marcou a integração nacional da Rede Globo, pois antes de sua apresentação não havia simultaneidade na exibição dos capítulos entre praças como Rio de Janeiro e São Paulo, onde os capítulos eram exibidos dois dias após a exibição no RJ.

3) Pela primeira vez na história da televisão brasileira a homossexualidade foi abordada em uma telenovela por meio dos personagens Cauê e Conrad Mahler. Contudo a censura da época fez com que Cauê fosse retratado como filho adotivo do velho Conrad embora as atitudes entre ambos mostrasse a real relação do casal mesmo que de forma velada.  

Curiosidade: A história da novela acontecia durante uma festa com música ao vivo. Porém o músico Paulo César Oliveira não era escalado para algumas cenas. Logo, o piano da história acabava “tocando sozinho”. O caso do "pianista fantasma" acabou virando piada no antigo programa  humorístico Satiricom.

Os looks das famosas na festa de lançamento de O Rebu

A festa de gala que aconteceu no Palacete Modesto Leal (RJ) na noite do dia 3 de julho e contou com a presença de 500 convidados ilustres transmutou-se na tradução ideal do que será a sofisticação retratada na trama. Patrícia Pillar, Sophie Charlotte, Camila Morgado, Maria Flor e Vera Holtz são algumas das atrizes que circularam pelo evento. Rendas, decotes, fendas, brilho e vários vestidos longos protagonizaram a noite.

Fotos: ego.globo.com

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da moda? Fique ligado na nossa coluna Très Chic!

Karina Viega

 

COMENTÁRIOS