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IÓDICE AGORA PERTENCE AO GRUPO MORENA ROSA

Valdemar Iódice no desfile verão 2018 da grife que celebrou 30 anos da marca (Foto: Sergio Caddah/Fotosite)

Hoje o mundo fashion brasileiro acordou com novidades e mudanças, e o burburinho tomou contas dos sites e redes sociais das principais revistas e influencers de moda nacional.

É que a marca Iódice, fundada em 1987 por Valdemar Iódice, foi vendida ao Grupo Morena Rosa. O que se sabe é que a Iódice será a marca mais premium da holding paranaense, que já possui em seu portfólio labels como Maria.Valentina, Zinco e Lebôh, além da Morena Rosa em si.

As primeiras conversas entre holding e grife começaram em 2010 – desde então, fusões, aquisições e licenciamentos foram discutidas ao longo dos anos. “A Iódice é uma marca muito querida ao imaginário nacional e a intenção é manter a identidade forte da grife. Temos admiração e respeito pela história da marca e não queremos transformá-la em outra - apenas injetar um olhar mais fresco e jovem”, conta Eduardo Franzato, novo diretor da Iódice dentro do grupo (até então, ele comandava a Lebôh).

Enquanto a coleção de inverno 2019, desenhada pela antiga equipe da grife, já está sendo produzida e entregue pelo grupo, o verão 2019/20, a ser lançado em junho, será a primeira integralmente desenvolvida pós-aquisição. Uma nova equipe de estilo foi formada em Cianorte, onde está localizada a sede do grupo Morena Rosa. “Também temos condição de fazer uma campanha com comunicação muito mais agressiva em termos de volume”, completa Eduardo. Valdemar e a família Iódice, antigos donos da marca, não terão mais vínculo profissional com a grife. “A Iódice teve uma trajetória brilhante desde sua fundação e o Grupo Morena Rosa é o parceiro certo para dar continuidade ao DNA de sucesso da marca. Meu sentimento é de missão cumprida com a moda Brasileira”, diz Valdemar à Vogue.

Para 2019, o plano é “organizar a casa” - já em 2020, uma primeira loja com novo conceito deve ser inaugurada. “Em dois anos, a ideia é começar um processo de expansão”, conta Lucas Franzato, CEO da holding Morena Rosa. A Iódice hoje está à venda em menos de 200 multimarcas – e Lucas calcula que este número tem potencial para quadruplicar ao longo dos anos. 

A aquisição é uma maneira de agregar um perfil complementar ao grupo, tanto em termos de produto quanto de mercado. “A Iódice tem ótima penetração nas capitais: 60% dos pontos de venda da grife estão nessas cidades. No grupo Morena Rosa como um todo, esse número representa apenas 14%”, explica Lucas. A holding é hoje uma das maiores da moda nacional: somadas, as grifes podem ser encontradas em 6.000 multimarcas e 1.600 cidades brasileiras.

Grupo Morena Rosa

Hoje, a Iódice conta com oito lojas, entre próprias e franquias, um e-commerce e pode ser encontrada em cerca de 200 lojas multimarcas no país. Com a aquisição pelo Grupo Morena Rosa, os canais de venda devem crescer consideravelmente: a holding trabalha com mais de 5 mil multimarcas e está presente em mais de 1,6 mil cidades brasileiras. "Nossa perspectiva é de quadruplicar a presença da Iódice no médio e longo prazo", afirma Franzato.

A manutenção das lojas atuais ainda está sendo avaliada, mas já se sabe que a unidade de Curitiba, no Shopping Pátio Batel, por exemplo, será mantida e que a unidade mais emblemática da Iódice, na Rua Oscar Freire, em São Paulo, será transformada em Clube Morena Rosa, modelo de franquias onde são vendidas as outras quatro grifes do grupo e que já conta com 33 lojas.

A repaginação do e-commerce, com uma operação omnichannel, de integração entre vendas off e online, também já está programada para estrear com a nova coleção de Verão da Iódice, assim como a ampliação dos showroons (espaços de representação comercial da marca para lojistas) de 16 para 32.

Fontes/ reprodução: Site Vogue Brasil e Gazeta do Povo

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