NOTÍCIAS

EXPOSIÇÃO DE DI CAVALCANTI CHEGA A VITÓRIA

?Di Cavalcanti: de Flores e Amores? desembarca dia 16 no Palácio Anchieta

A partir do próximo dia 16 de maio, os capixabas terão a oportunidade de visitar as obras de um dos mais importantes e conhecidos artistas modernistas do Brasil: Di Cavalcanti. Intitulada “Di Cavalcanti: de Flores e Amores”, a exposição será realizada no Salão Afonso Brás do Palácio Anchieta, de 16 de maio a 20 de julho. A mostra tem patrocínio do Governo do Espírito Santo – por meio da Secretaria de Cultura e Educação – em parceria com o Instituto Sincades e vai apresentar gratuitamente 20 pinturas a óleo e também vídeos, fotos e documentos que retratam a vida do pintor.

A exposição tem curadoria de Denise Mattar e consultoria da filha do artista, Elisabeth Di Cavalcanti, e apresentará obras que fazem parte do acervo de diversos colecionadores e museus, como Roberto Marinho, Sérgio Fadel e Museu de Arte Moderna de São Paulo. Denise Mattar é uma das maiores especialistas do país na obra de Di Cavalcanti e foi responsável pelas exposições comemorativas do centenário de nascimento do artista em 1997 (CCBB-RJ, MAM-RJ, FAAP-SP). Em 2006 realizou a mostra Di Cavalcanti-Um Perfeito Carioca (Caixa Cultural-RJ).

 

Saiba mais
Di Cavalcanti nasceu no dia 6 de setembro de 1897, no Rio de Janeiro. Era filho de Rosália e Frederico Augusto de Albuquerque Mello, ambos descendentes dos Cavalcanti do estado da Paraíba. Desde cedo adotou seu nome artístico, sonoro e eficiente, quase uma logomarca, originário do apelido Didi.

Também “adaptou” seu nome de família para o imponente Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Mello, que aparece registrado em quase todas as suas referências biográficas. Di Cavalcanti é um dos mais importantes e conhecidos artistas modernistas do Brasil.

Desenhista, caricaturista, jornalista, homem das letras e pintor, Di Cavalcanti dizia que pintava o que via, mas o que pintava era filtrado e reordenado por sua imaginação. Ele captava a essência das flores a sua personalidade, por meio de suas obras.

Aguçando todos os sentidos, o artista foi o mais próximo do povo e da realidade brasileira. Seus sambas, morros e favelas são verdadeiros e “reais”, tendo de fato o cheiro, a cor e o gosto do Brasil.

SERVIÇO:
Exposição "Di Cavalcanti - De Flores e Amores"
Período: 16 de maio a 20 de julho
Horário e dias de funcionamento: De terça a sexta-feira – das 09h às 17 horas; Sábado, Domingo e Feriados - das 09h às 16 horas.
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta – Centro de Vitória
Entrada gratuita

COMENTÁRIOS