NOTÍCIAS

MOSTEIRO ZEN RECEBE A EXPOSIÇÃO ?EM LUGAR NENHUM/ EM TODO LUGAR?

Um show de artes visuais e cultura tomará conta do Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu

O Mosteiro Zen Morro da Vargem recebe no dia 25 de maio, em Ibiraçu, a exposição “Em lugar nenhum/ em todo lugar”, assinada pelas artistas Chang Chi Chai, Isabel Löfgren e Jacqueline Belotti, abordará a experiência de se viver e viajar por longos períodos e entre diferentes culturas, na condição feminina.

O projeto contemplado no Prêmio Funarte “Mulheres nas Artes Visuais 2013”, envolve a fusão de quatro ações interligadas que serão desenvolvidas em todo o mês de maio: Residência Artística na Estação Cultural do Mosteiro Zen, oficinas artísticas integradas ao programa social educativo e ambiental do Mosteiro e um debate aberto ao público em Vitória, na GAP – Galeria de Arte e Pesquisa da UFES, no dia 27 de maio, às 14h, com as artistas e a crítica de arte Marisa Flórido Cesar, entre outros convidados.

 

Sobre as obras

A intenção é promover interações e reflexões a partir das obras. As artistas responsáveis pela iniciativa têm trabalhos e ações apoiadas em diversas culturas. Produzem obras conectadas a diversas nações, como China, Suécia e Itália, articulando o local de origem que transportam na memória às diferentes vivências e subjetividades. De acordo com a curadoria, a ideia central é explorar o entendimento de que as pessoas são e funcionam como uma rede e, portanto, o compartilhamento e a multidisciplinaridade são essenciais. “As trocas com outros países, culturas e pessoas, constroem outra dimensão de pensamento e é isso que pretendemos apresentar aos visitantes”, comenta Jacqueline Belotti, artista e curadora da ação.

Jacqueline Belotti trabalhará intervindo na paisagem. Ocupará todo o espaço do deck da Estação Cultural Morro da Vargem, criando um plano elevado monocromático com flores e outros elementos. Simultaneamente, essa imensa paisagem será refletida para o interior da casa. A intenção é que a intervenção efêmera se desfaça com a doação das flores ao público no dia da abertura.

Isabel Löfgren realizará um trabalho cujo elemento principal é o som. Serão vários alto-falantes espalhados pelo espaço cultural, reproduzindo a gravação de sua voz lendo um texto em diferentes idiomas, muito baixinho. Logo, será uma obra imaterial em termos de visualidade, fazendo com que a sua voz, e o texto, preencham o espaço.

Para conceber sua obra, a artista Chang Chi Chai hospedou-se no Mosteiro para realizá-la a partir das próprias experiências e sensibilidades evocadas pelo lugar. Essas intervenções efêmeras se desdobrarão em outras obras fotográficas e videográficas, com o emprego de Drones para as filmagens.

 

 

A exposição acontecerá na Estação Cultural Morro da Vargem - espaço destinado à Residência Artística do Mosteiro Zen. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 99859-1807.

 

 

 

COMENTÁRIOS