NOTÍCIAS

ARTE: NESTA QUARTA TEM BATE-PAPO NA OÁ GALERIA COM DIEGO MATOS, RAQUEL GARBELOTTI E YIFTAH PELED

Em questão, a exposição 'nunca foi logo aqui'!

Foto: OÁ Galeria/ Divulgação

Quarta-feira, dia 22 de novembro, a OÁ Galeria promove um bate-papo sobre a exposição “nunca foi logo aqui”, que segue em cartaz por lá até o dia 08 de dezembro. Quem participa da ocasião é o curador Diego Matos e os artistas Raquel Garbelotti e Yiftah Peled, às 19h.

A mostra faz a junção entre a pesquisa artística sobre a questão urbana e o projeto modernista da cidade de Vitória, além de mostrar as possibilidades de experiências do corpo sobre estes mesmos espaços. 

Na exposição, a artista Raquel Garbelotti apresenta projeções de vídeo de edificações modernistas - os AMC (Arquitetura Moderna Capixaba) e também pequenas maquetes-esculturas de elementos arquitetônicos – os COBOGÓS (puxadinhos), que são elementos vazados muito utilizados na arquitetura brasileira em seu modernismo tropical. Estes elementos vazados apresentam-se fora de escala e função, pois interessa à artista a discussão sobre identidades e atravessamentos do corpo dos visitantes da exposição, o que é explorado pelas divisões de espaço e pelas possibilidades de aberturas dos elementos vazados.  

Foto: OÁ Galeria/ Divulgação

Já o artista Yiftah Peled apresenta intervenções diretamente aplicadas sobre a arquitetura da galeria, realizadas com estêncil. São imagens de folhas de coentro (tempero típico da culinária capixaba), misturadas com minério de ferro (material extraído do ES). As imagens em estêncil formam padrões que atravessam o espaço da galeria, assim como os trabalhos da artista Raquel Garbelotti.  

Os dois artistas investem em uma colaboração sobre as possibilidades de investigação sobre a OÁ Galeria como um site-specific, ou seja, um local específico, assim como a cidade de Vitória como um site, e também as suas identidades projetadas sobre a vivência na cidade como um lugar de conciliação ou embate pelas lógicas de pertencimento. Peled apresentará também imagens de situações fotografadas na cidade de Vitória, que remetem à sua própria construção cultural e de identidade na cidade – seu projeto de “Turismo Definitivo” na exposição explora as relações da artificialidade da construção social humana. 

Assim como o projeto moderno, que buscou adequar-se ou impor-se aos diversos lugares com suas diferentes identidades, a exposição “nunca foi logo aqui” apresenta investigações no campo da imagem e do espaço, sobre a condição de embate, adesão ou indiferença que as pessoas estabelecem com os diferentes lugares que habitam. 

Conversa com Diego Matos, Raquel Garbelotti e Yiftah Peled
Exposição “nunca foi logo aqui”
Onde: OÁ Galeria – Servidão Aprígio de Freitas, 240 A  Consolação, Vitória.
Quando: 22 de novembro, às 19h 
Contato: 27 3227-5443 / 27 99944-5001

COMENTÁRIOS