NOTÍCIAS

ÚLTIMOS DIAS DA CASACOR ES

A CASACOR ES chega em sua última semana, encerrando sua edição 2023 na próxima quarta dia 29 de novembro. A mostra deste ano encheu o Clube Ítalo-Brasileiro de tendências e memórias e ainda dá tempo de conferir os 29 ambientes criados por 35 profissionais de arquitetura, design, paisagismo e decoração.

 

Em sua 27ª edição, a CASACOR voltou a ocupar o Clube Ítalo-Brasileiro, que já havia abrigado a mostra em 2019, antes da pandemia. O retorno ao local tem encantado os visitantes com ambientes integrados refletindo sobre o tema Corpo & Morada. E ainda, a mostra 2023 está recheada de referências à cultura italiana, que tem no Espírito Santo suas raízes mais profundas.

 

Antecipando a celebração dos 150 anos de imigração italiana no Brasil, que vai marcar o calendário de Santa Teresa em 2024, vários ambientes contam com um acervo histórico do Ítalo e da cidade que abrigou o primeiro assentamento de imigrantes italianos no País.

 

A colonização italiana no Espírito Santo teve início no final do século XIX, quando diversas famílias chegaram à Santa Teresa, trazendo sua cultura, tradições e memórias. A Facciata del Mar, do arquiteto Arthur Lahaas, primeiro ponto de visitação da mostra, está carregada de influências toscanas, com arcos adornando o portão principal. No mobiliário, cerâmicas, quadros e até mesmo peças indonésias no Check Point do Design, também assinado pelo arquiteto.

 

A visita na Casacor segue pelo Lounge Receptivo de Letícia Quintanilha e Victoria Nader com destaque para o mosaico de pedras naturais em uma parede côncava. A frase “A felicidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos” recebe os visitantes.

 

Na Praça ArcelorMittal assinada por Heliomar Venâncio um painel de aço com obra do artista capixaba Raí Bolzan enche o espaço de cores. A sustentabilidade no projeto é evidenciada pelo uso de piso drenante, madeira certificada e os lounges são espaços de contemplação da bela vista da baía de Vitória. 

 

As arquitetas Karina Scalfoni e Letícia Costa criaram um espaço multifuncional para o Mídia Lounge da mostra. Cabines instagramáveis e um estúdio para interação e fomento de discussões com entrevistados é complementado por um confortável estar.

 

Letícia Finamore criou um grande hub de conteúdo, diversidade, arte e cultura e também um espaço para reunir amigos e se sentir em casa para o Techno Lounge da Casacor. No ambiente, o primeiro veículo 100% elétrico da Audi, o Audi e-tron Sportback.

 

Com uma decoração sofisticada e aconchegante, o Café Coworking Marelli de Laís de Sá convida e motiva os visitantes a explorarem as possibilidades do trabalho em um ambiente compartilhado. Permeando todo o ambiente, o aconchego e as memórias afetivas trazidas pelo café, que se estende até uma ampla varanda com vista para o mar.

 

A arquiteta Renata Tristão desmembrou a logo da Gustavo Eyewear e incorporou suas formas arredondadas no espaço Golden Eye, a ótica da Casacor ES. Destaque para a parede de espelhos, com película amarela.

 

Studio Urbano traz uma interessante combinação entre os estilos moderno e rústico e é um lugar de permanência, onde um casal constrói memórias e experiências significativas. Logo ao lado, o studio das arquitetas Roberta Vilela e Tatiana Coutinho busca conectar o ser humano com a natureza, em uma arquitetura imersiva, ancestral e futurista que traz afeto e memória. É a Casa Poesia Todeschini.

 

Novo talento na CASACOR ES, a arquiteta Fernanda Lorencini usou tons neutros e claros para desacelerar a mente e abraçar a sensação de calma e segurança no hall que dá acesso aos lavabos da mostra. Já no Toalette Masculino, a arquiteta Jaqueline Lopes escolheu tons escuros e fortes que contrastam com linhas orgânicas. Uma exuberante vegetação emoldura o ambiente.

 

Via Dell'Immigrazione Italiana do designer Jarbas Gomes e do historiador Cassius Gonçalves representa o caminho do futuro. Às vésperas dos 150 anos da imigração italiana essa via convida a mergulhar em nossas origens e conta com parte do rico acervo do Museu da Imigração Italiana de Santa Teresa e um painel com 9.564 sobrenomes de 36.666 famílias de imigrantes italianos que chegaram no Brasil entre 1874 a 1910.

 

Totalmente conectado com a personalidade de seus moradores, um jovem casal moderno, sempre atualizado com as últimas tendências, o Loft do Jovem Casal de Sergio Palmeira integra tecnologia, arte e qualidade de vida. O resultado final é um espaço moderno e sofisticado, que se torna um verdadeiro refúgio para os amantes da cultura e da estética.

 

Loft Italiano da mostra celebra a rica tradição italiana e evidencia seu legado na arquitetura e no design. A arquiteta Larissa Villaschi trouxe aconchego ao espaço, com toques de minimalismo e modernidade, privilegiando pedras naturais, madeira e materiais e estofados originais da Itália e o ambiente ainda conta com rico acervo de peças históricas do Clube Ítalo-Brasileiro.

 

Estabelecendo uma perfeita sinergia entre a morada e o visual incrível e inspirador da baía de Vitória, o Loft Deca de Cyane Zoboli é um ambiente livre e totalmente integrado. As cores da obra de arte de Romilda Patez recebem o visitante e a extensa divisória em Muxarabi integra o layout, permitindo ventilação e entrada de luz.

 

Veterana na CASACOR ES, assinando ambientes desde 2016, a arquiteta Ximene Villar assina o loft que leva o nome do tema da mostra, o Loft Corpo & Morada. Nele, um projeto de interiores todo elaborado em homenagem à sua avó, onde o corpo é abraçado pela suavidade do ambiente, projetado para estimular os sentidos e promover o bem-estar físico e mental.

 

Com uma cuidadosa seleção de elementos naturais como vegetação e revestimentos de pedras naturais e de madeira, o Studio Oasis de Renzo Cerqueira traz sensação de conforto e elegância, evocando a resiliência da natureza. No Studio da ExecutivaCarol De Piero mostra um elegante espaço com foco na mulher executiva que precisa de um refúgio, um ambiente para o autocuidado.

 

Rafaela Reis e Lorena Dar’c assinam a Sala de Maquiagem com uma imensa jabuticabeira como toque especial. Destaque também para a mesa da blogueira em formato de ilha com toda a tecnologia que uma personalidade digital deseja.

 

No Lounge Gourmet de Cris Locatelli, a madeira é a estrela nas paredes. A textura calorosa lembra a ligação com a natureza e seu aroma suave traz serenidade. As bancadas em pedras naturais testemunham a união entre habilidade humana e a beleza terrena. Outro ambiente gastronômico da mostra, o Skyline Restaurante, foi projetado por Aline Leivas para ser um espaço de leveza e serenidade. Com design clean e orgânico e tecidos fluidos, ele se comunica com a deslumbrante vista da baía de Vitória.

 

A arquiteta Aparecida Lamari se inspirou nos pubs ingleses e criou a Ginteria com uma proposta mais sóbria e vintage, porém com mesclas de materiais modernos e industriais como Metalon. Do badalado ambiente, o visitante segue para o Espaço Sensorial criado pelo designer de interiores Fernando Sotele. Nele, tons terrosos como o piso de barro e formas orgânicas em marcenarias e luminárias exclusivas. E também o convite a tocar, olhar atentamente texturas e cores, sentir os cheiros e ouvir músicas que dão fluidez ao espaço, que conecta o interior com o exterior.

 

Em sua estreia na CASACOR ES, a arquiteta Sophia Carvalho projetou os Lavabos Funcionais inspirada na natureza. A pedra remete à terra, mas seus veios azuis e acabamento ondulado lembram o mar e a floresta está presente no cobogó de madeira.

 

Logo ao lado, o Wine Spot da dupla Mariana Freitas e Mayra Catabriga com pedras nobres do Estado e marcenaria requintada, peças estilosas e tons e texturas inovadoras. Também dedicada aos amantes do vinho, a Varanda do Enófilo de Bruna Perim é inspirada na música Casa de Caboblo de Maria Bethânia e no Poema Candeeiro de Carmen de Oliveira, o ambiente retrata o afeto e o bem-estar, mostrando como a relação com o espaço que vivemos pode mudar sensações, percepções e sentimentos.

 

Romina Passos Fabricia Nunes escolheram as formas orgânicas, arredondadas e materiais que remetem ao rústico com textura terracota, lembrando o conceito de sustentabilidade para a Galeria do Artesanato.

 

Encerrando a visita, a Joalheria Ricardo Vieira, o mais antigo parceiro da CASACOR ES. Para expor as obras de arte do designer de joias, a arquiteta Daniela Barbosa utilizou elementos de destaque como pedra natural Da Vinci extraída de garimpos de esmeraldas e conferiu fluidez ao ambiente através de diferentes texturas naturais.

 

27ª CASACOR ES

Até 29 de novembro

Funcionamento: De terça a sábado das 14h às 21h. Domingos e feriados das 12h às 19h

Local: Clube Ítalo-Brasileiro. R. Renato Nascimento Daher Carneiro, 1036 - Ilha do Boi, Vitória

 

AMBIENTES

Tema: “Corpo e Morada”

Número de Ambientes: 29

Número de profissionais: 35

 

INGRESSOS

Inteira: R$ 90,00 | Meia-entrada: R$ 45,00

Bilheteria física encerra às 21h

Vendas: https://appcasacor.com.br/events/espirito-santo-2023

 

 

COMENTÁRIOS