#RealMenDontBuyGirls é Trending Topic (tendência) nos EUA, Nigéria, Espanha, Reino Unido e em outros lugares, a maioria massiva dos tweets objetivam interceder pela libertação das mais de 200 meninas sequestradas por militantes Boko Haram na Nigéria. Esta hashtag vem sendo amplamente utilizada em conjunto com #BringBackOurGirls, a qual estima-se ter atingido mais de 1,6 milhões de tweets ao redor do mundo.
Muitos dos tweets incluem imagens de celebridades segurando cartazes - neste caso, dizendo: "Real Men Don’t Buy Girls" (Homens de verdade não compram meninas).
Imagens de Sean Penn, Justin Timberlake, Ashton Kutcher, Jamie Foxx e outros estão sendo bastante compartilhadas agora. Todavia, tais imagens e seus respectivos vídeos NÃO são atuais, eles remontam de 2011, época em que a campanha “Real Men Don’t Buy Girls” foi iniciada pela DNA Foundation, organização filantrópica criada pelos atores Ashton Kutcher e Demi Moore, com o objetivo de combater o tráfico sexual infantil.
Ou seja, o sentido primário da campanha foi adaptado. Há três anos seu sentido maior era combater em larga escala o tráfico de crianças para o comércio sexual, na última semana o slogan foi ressuscitado com o intuito de chamar atenção um problema social específico: o rapto de meninas nigerianas.
Mas como que tal campanha foi correlacionada ao caso das meninas raptadas na Nigéria? Segundo a BBC, o primeiro uso da hashtag no Twitter neste contexto foi em 2 de Maio de 2014, por uma mulher que aparentemente reside em Nova Jersey, EUA. Logo após surgiram notícias de que os militantes do Boko Haram estavam ameaçando vender as meninas, então a hashtag decolou. As imagens antigas da campanha anterior foram largamente re-postadas e compartilhadas, porém não pelas celebridades ou pela própria campanha, mas sim por usuários regulares do Twitter na Nigéria, EUA e outros países. Esses tweets foram, por sua vez emulados por tweeters influentes e, em seguida, pela mídia mainstream.
É fato que imagens postadas em mídias sociais são utilizadas fora de seu contexto original de forma corriqueira. Tal fenômeno não é “ruim”, principalmente se a causa em questão for fundamentada em propósitos nobres como o atual.
A re-adoção da campanha #RealMenDontBuyGirls destaca o quão forte é sentimento global acerca dos eventos na Nigéria. Marcos Aurelio de Carvalho, empresário fundador do Café Del Marco, também entrou na bossa em apoio às meninas nigerianas desaparecidas.
E você, suporta a causa?
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