NOTÍCIAS

MATIAS BROTAS ANUNCIA SUA PRESENÇA NA ARTRIO 2023 COM PARTICIPAÇÃO DA ARTISTA RUBIANE MAIA

Rubiane_Maia_Performance_SPEIREIN_2021

 

Na feira, que acontece entre os dias 13 e 17 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro, a galeria apresenta obras inéditas de artistas em destaque na cena nacional e internacional, além de lançar Clube do Colecionador de Arte e realizar programação paralela aos ateliês de artistas para colecionadores

Acontece entre os dias 13 e 17 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro, a 13ª edição da ArtRio, uma das maiores feiras de arte da América Latina. A Matias Brotas arte contemporânea confirmou mais uma vez sua presença no evento e estará no stand D11 apresentando um conjunto inédito de obras de artistas em destaque na cena da arte contemporânea nacional e internacional como a artista Rubiana Maia, que também estará na Bienal de São Paulo e no Sesc Pompéia.

A galeria apresentará no seu stand dois projetos: o de obras inéditas produzidas pelos artistas representados pela galeria e selecionados para participar da feira, como Rubiane Maia, José Bechara, Arthur Arnold, Mai-Britt Wolthers, Cabelo, Thainan Castro, Adrianna EU; e o projeto Séries MBac|Clube do Colecionador, criado há 10 anos, e que cumpre um importante papel na formação e estímulo do colecionismo de arte contemporânea.

Um dos destaques no stand será a obra inédita da artista Rubiane Maia, uma imagem de performance Sperein, realizada em Londres.  Nesta performance, a artista trabalhou por 10 horas reproduzindo a forma de seus pés. Uma ação repetitiva de longa duração dividida em quatro fases. Rubiane, que atualmente vive no Reino Unido, também foi selecionada para a 35ª Bienal Internacional de São Paulo, que começa dia 06 de setembro, e também apresentará uma performance na mostra coletiva ‘Terra abrecaminhos” com curadoria Daniela Labra, no Sesc Pompéia, em São Paulo, a partir do dia 12 de setembro.

O artista Arthur Arnold apresentará trabalhos inéditos como ‘Domingo’ e ‘Fim de Festa’ da sua série ‘Argamassa sobre tela’ que trata da relação que o indivíduo estabelece com o grupo: a transição entre grandes massas e grupos menores, como um grupo de amigos ou família, e a influência que essas pessoas têm na identidade dos indivíduos. A série a ser apresentada no stand da Matias Brotas foi feita a partir de fotos comuns que o artista coleciona, fotos que revelam as influências que esses grupos exercem entre si e assim, o artista desloca seu olhar das massas urbanas para adentrar o universo doméstico.

Arthur Arnold Domingo 2023 Argamassa sobre tela 175 x 175 cm

Mai-Britt Wolthers, artista dinamarquesa estabelecida no Brasil desde 1986, com uma produção que explora a relação entre cor e forma, com muitas inspirações nas belezas naturais do Brasil, apresentará uma obra inédita que traz essa interface entre o figurativo e abstrato, através de formas e cores capturadas in loco, sem perder a memória da sua origem.

Já o artista José Bechara, representado pela Matias Brotas desde a abertura da galeria em 2006, apresentará um trabalho inédito de sua pesquisa que convoca materialidades que a curadora Clarissa Diniz nomeia como "presenças/fenômenos oscilantes". As lonas de caminhões e os processos de oxidação que o artista experimenta sobre elas mantêm viva a atenção aos acidentes e falhas que o conduzem para o próximo trabalho.

A artista carioca Adrianna EU apresentará a obra inédita ‘A Carne do Tempo’, que traz uma reflexão da relação paradoxal que estabelecemos com a passagem do tempo. Quando crianças, cultivamos o desejo de acelerá-lo, e quando adultos, refletimos sobre o tempo que tivemos quando criança e como o queríamos novamente, um certo desejo de frear o tempo. Adrianna EU já apresentou seu trabalho em diversas exposições pelo Brasil e também no exterior, e mais recentemente participou da Bienal do Mercosul. Suas obras integram coleções importantes como da Galeria Real – Amman/Jordânia, do Museu Romulo Maiorana e do MAR – Museu de Arte do Rio.

Adrianna Eu - A carne do tempo - 2023

Projeto Clube do Colecionador

No projeto das Séries MBac | Clube do Colecionador, que será lançado na abertura da feira, dia 13 de setembro, às 18h, a Matias Brotas traz séries criadas por um conjunto de artistas de expressiva produção na cena nacional e internacional da arte contemporânea, com obras em suportes e pesquisas singulares, firmando o compromisso da galeria em fortalecer o colecionismo de arte. Dentre eles, nomes como Adrianna EU, Hugo Mendes, Fernando Velazquez, Claudio Alvarez, José Spaniol, Ivan Grilo, Raul Morão, Matias Mesquita, Ana Costa e Silva, entre outros.

A proposição do projeto é que o colecionador tenha autonomia nas escolhas das obras e seja o curador de sua própria coleção. Na aquisição de três ou mais trabalhos, o colecionador passa a fazer parte do Clube do Colecionador, uma lista seleta de participantes que recebe convites para as feiras, visitas a ateliês de artistas, além da condição de pagamento diferenciada nas obras e benefícios em estabelecimentos parceiros.

Programação paralela

Ao buscar a conexão dos colecionadores com a arte e os artistas, a galeria prepara uma programação paralela especial e promove no seu stand visitas guiadas com artistas e curadores, além de visitas a ateliês de artistas representados.

No dia 14 de setembro, às 10h30, será feita uma visita guiada pelo ateliê do artista Antônio Bokel, que ao longo de duas décadas tem apresentado seu trabalho no Brasil e no exterior, ganhando destaque em revistas como Zupi, Vizoo e Santa, e na espanhola Rojo. Algumas de suas obras estão nas maiores coleções brasileiras, como as de Gilberto Chateubriand e da BGA Investimentos, além de ter alguns trabalhos no acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio). Bokel transita entre a pintura, a escultura, a literatura e a estética das intervenções gráficas urbanas.

Já no dia 15 de setembro, às 17h, a galeria promove no seu stand uma visita guiada com o artista carioca Thainan Castro. Além de designer e ilustrador, a meticulosidade de seu traço vem do processo do resgate da memória, de reaprender a desenhar, da readaptação aos materiais, após perder parte dos movimentos em um acidente que paralisou seu corpo por meses. A adaptação a esse novo processo de desenhar fez com que o artista procurasse novas maneiras de explorar o desenho e a pintura, trazendo sutileza para seu trabalho autoral, hoje reconhecido e presente em diversas exposições nacionais e no exterior.

Além de ações presenciais, a galeria convidou a artista Rubiane Maia para uma live no dia 16 de setembro, às 10h30, no qual ela falará sobre sua obra inédita ‘Speirein’, bem como sobre outros trabalhos, processos criativos, exposições nacionais e internacionais. Rubiane Maia é uma artista transdisciplinar brasileira que vive em Folkestone, Reino Unido. Possui graduação em Artes Visuais e mestrado em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo. Seu trabalho é um híbrido entre a performance, a instalação e outros modos de expressão, como a escrita, a fotografia, o vídeo e a pintura. Em geral, interessa-se pelo corpo, linguagem, memória, fenômenos e matérias orgânicas, sendo especialmente atraída por estados diferenciados de percepção e sinergia que englobam relações de interdependência e cuidado entre seres humanos e não humanos, como minerais e plantas.

Matias Brotas arte contemporânea

Programação ArtRio 2023 – stand D11

13/09 – 18h – Lançamento no stand da Séries MBac | Clube do Colecionador

14/09 - 10h30 - visita ao ateliê do artista Antônio Bokel

15/09 - 17h - visita guiada no stand com o artista Thainan Castro.

16/09 – 10h30- Live com a artista Rubiane Maia pelo instagram da galeria @matiasbrotasarte (https://www.instagram.com/matiasbrotasarte/)

 

Texto por Dani Ewald

COMENTÁRIOS