NOTÍCIAS

MATERNIDADE E NEGÓCIOS: DOBRADINHA DE SUCESSO

Por necessidade ou por desejar controle maior do expediente de trabalho, mulheres abrem negócio próprio depois de terem filhos

Os filhos podem se tornar a chave para mães empreendedoras de sucesso. Diferente dos homens, normalmente as mulheres abrem seus negócios por necessidade ou demandas pós-maternidade, como maior controle do tempo e aumento da renda pessoal.

De acordo com os dados da Receita Federal do ano passado, as mulheres destacam-se entre os “novos empreendedores”, e pela última pesquisa da Rede Mulher Empreendedora (RME), maior plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil, 34% dos novos negócios são criados por mulheres, 55% delas têm filhos e 75% começaram a empreitada após a chegada dos filhos.

Um exemplo é a empresária Claudia Coelho Fuzer. Ela foi mãe pela primeira vez aos 22, na época voltou a morar com os pais no interior do Estado e passou a trabalhar como professora. Seis anos depois, já em Vitória e com a segunda filha, Claudia estava trabalhando em uma empresa de tecnologia, atuando em sua área de formação. Com duas filhas, longe da família e desejando ter mais autonomia e retorno financeiro, Claudia resolveu investir no seu próprio negócio.

Largou o emprego, fechou três contratos e passou a se dedicar na criação de um software de gestão para as instituições de ensino. Hoje o aplicativo criado pela mãe empreendedora, o Escolaweb, se tornou um sucesso, tanto como ferramenta para os pais acompanharem, de perto, a vida dos filhos, como uma maneira das escolas ganharem agilidade em processos administrativos. Já são mais de mil escolas de 24 estados do país que aderiram ao software capixaba.

“O aplicativo é uma mão na roda para pais atarefados, que querem manter o contato e a presença direta e constante com a vida acadêmica do filho. Minhas filhas foram inspiração, e hoje me orgulho do negócio e das meninas que criei Tenho duas filhas que estão crescendo responsáveis e com senso de independência muito forte, vão ganhar o mundo, tenho certeza, e quem sabe não irão somar às estatísticas e se tornarem mulheres empreendedoras também”, relata Claudia.

Mães empreendedoras

Outro exemplo é a micropigmentadora, esteticista e instrutora Vanessa Cabral, quando decidiu montar seu próprio negócio, há 19 anos, quando as filhas Géssica e Raquel tinham 9 e 4 anos, respetivamente.

Ela atuava como gerente administrativa, mas buscava mais flexibilidade e tempo para ficar com a família, quando surgiu a oportunidade de fazer um curso de sobrancelhas. Ali ela se encontrou: “Quando eu terminei o curso eu pensei: ‘acho que nasci para isso’. Porque trabalhar com autoestima, com renovo, é muito gratificante. Não tem preço”, explica Vanessa.

Foi assim que ela se tornou uma das pioneiras no Estado em uma área que é a febre do momento: a de micropigmentação de sobrancelhas. Vanessa evoluiu junto com a micropigmentação, e hoje, além de moldar sobrancelhas, também também colore e destaca os lábios, delineia o contorno dos olhos, preenche falhas do couro cabeludo, disfarça vitiligo, manchas e cicatrizes e reconstrói aréolas, após a mastectomia. Também camufla olheiras e estrias através de uma técnica exclusiva desenvolvida por ela e expandiu seu campo de atuação, realizando um tratamento inspirado nas peles asiáticas referência em perfeição, o BB Glow, e também o plasmalift (para rejuvenescimento) e Intradermoterapia sem agulhas (corporal). O sutdio de Vanessa também é referência no segmento de educação profissional e foi qualificado este ano com o Prêmio Quality Brasil, instituído pela International Quality Company e chancelado pela Sociedade Brasileira de Educação Integração e é conhecido como o Oscar do empreendedorismo, com o objetivo de reconhecer organizações e profissionais de destaque no mercado brasileiro que contribuem efetivamente para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Hoje, sua filha mais velha, Géssica é sua sócia e braço direito no studio e elogia a mãe: “Minha mãe sempre foi me exemplo. Me espelho na garra e na determinação que ela tem, sem deixar de cuidar dos pequenos detalhes. As mil e uma funções que desempenha e o coração do tamanho do mundo são motivo de orgulho para mim. Poder contar com ela no meu trabalho é ótimo, sempre me incentivando e me apoiando”.

 

 

COMENTÁRIOS