NOTÍCIAS

DON'S PLUM: O FILME QUE LEONARDO DICAPRIO FEZ E PROIBIU A EXIBIÇÃO

Explicamos o motivo que levou o ator a barrar a projeção do longa. Você concorda?

1995. Leonardo DiCaprio gravou um filme com Tobey Maguire (de Homem-Aranha) e Kevin Connolly (da série Entourage), Don’s Plum. Apesar de estarem no início da carreira, eles estavam escrevendo sua história no cinema. Em 1990, DiCaprio havia estreado na televisão no seriado Parenthood  e no ano seguinte estreava no cinema. Em 1994 recebeu sua primeira indicação ao Oscar (não levou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante) e seguia fazendo filmes, como O Diário de Um Adolescente Romeu + Julieta. Com Tobey era a mesma coisa: o ator vinha conquistando papeis cada vez melhores na TV e no cinema (na verdade, não tão bons quanto os de DiCaprio, sobretudo em razão de seu vício em álcool). Ambos, contudo, esperavam o turn point de suas carreiras.

Don’s Plum poderia passar em (preto e) branco na filmografia deles, mas não se apaga o passado. Mais de 20 anos depois - e após uma carreira consagradíssima -, DiCaprio é favorito ao Oscar pela sua atuação no filme "O Regresso". Com todo o furor em torno do ator, eis que ressurge a história do filme de 1995. 

DiCaprio e Maguire, como dito anteriormente, eram jovens atores e esperavam a sorte grande no cinema. Enquanto ela não chegava, toparam ajudar o colega e diretor R.D. Robb, que se preparava para filmar uma espécie de filme alternativo sobre amigos e suas namoradas que se encontram num bar em Los Angeles. O nome do bar era Don's Plum e todo o filme seria rodado em preto e branco.

No IMDb, o filme ganhou 5,8 pontos dos 10 possíveis (Foto: reprodução)

Assim que acabaram as filmagens, DiCaprio bateu o pé pedindo que o filme não fosse exibido. Os dois atores alegaram que fizeram um favor ao cineasta, mas que o odiavam e se sentiram traídos. O motivo para que ambos não quisessem que o filme fosse exibido? Especula-se que seja justamente essa sorte grande tão esperada. DiCaprio estava prestes a integrar o elenco de Titanic - turn point de sua carreira - e Maguire tinha acabado de estrear Tempestade de Gelo, de Ang Lee e já era especulado para estrelar o novo Homem-Aranha. Assim, ambos tinham medo que a distribuição de Don’s Plum, que começou a ser feita em 1997, prejudicasse suas carreiras.

A preocupação era pertinente, diga-se de passagem. Rodado em seis dias e com orçamento estimado em 100 mil dólares, a crítica rotulou o filme como chato e desagradável. 

Os atores, contudo, deram outra versão para a censura ao filme. DiCaprio e Maguire afirmaram que sentiram-se traídos porque Don’s Plum seria um curta-metragem feito na base da improvisação e que, segundo o diretor, jamais chegaria aos cinemas. Sentiram-se, então, traídos pelo diretor. Eles chegaram a um acordo com um dos produtores do longa, estabelecendo que o filme não poderia estrear nem ser distribuído nos Estados Unidos e no Canadá.

Mesmo com a proibição nos dois países, um dos produtores iniciou uma campanha para que Don’s Plum fosse liberado - aliás, o filme estava disponível no Vimeo, mas foi retirado do ar a pedido dos atores. Brasil e Alemanha foram alguns dos países em que o filme estreou e o público pôde ver a cara de novinho deles mas com certas insinuações sexuais, o que poderia afetar a imagem dos personagens que eles fariam nos filmes que consideravam como "sorte grande".

COMENTÁRIOS