NOTÍCIAS

SÁBADO (02) COM CINEMA EM BALNEÁRIO DE ARACRUZ

Crédito Bianca Aun

Barra do Sahy recebe sala de cinema itinerante neste sábado (2/2)

O 25° Festival de Cinema de Vitória Itinerante chega ao balneário, em Aracruz, com exibições gratuitas ao ar livre

Praia, calçadão, gente circulando: no Espírito Santo, o cenário que tem tudo a ver com o verão também combina com cinema. Neste sábado, dia 02 de fevereiro, é a vez de Barra do Sahy, em Aracruz, receber o 25° Festival de Cinema de Vitória Itinerante - Patrocinado há 21 anos pela Petrobras. O circuito leva o cinema nacional até o público em exibições gratuitas e ao ar livre e já passou por outros dois balneários capixabas – Guarapari e Linhares – desde o dia 19 de janeiro, quando teve início a ação.

Na rota pelo litoral, o festival exibe o premiado filme "Benzinho", de Gustavo Pizzi, e a série infantil "Irmão do Jorel", do capixaba Juliano Enrico. Depois de Barra do Sahy, Aracruz, o circuito encerra a agenda na Praia de Guriri, em São Mateus, no dia 9 de fevereiro. Todas as sessões têm início às 19 horas e, ao final, o público participa de sorteio de brindes e de uma bicicleta.

Na Barra do Sahy, a sala de cinema será montada na Praça dos Corais. Para circular pelo Espírito Santo, um caminhão se transforma em cinema para exibir o melhor da produção nacional em uma tela de 8 x 5 metros. A sala à céu aberto tem som de qualidade, cadeiras para os espectadores e até tapete vermelho.

O 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta ainda com o apoio da Caixa Econômica Federal. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Crédito Bianca Aun

Cinema para todos

As exibições do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante iniciam com a série infantil Irmão do Jorel, do capixaba Juliano Enrico. "A Pipa Ideal", da terceira temporada, tem 11 minutos e se passa durante as férias de verão da família protagonista da animação.

Depois, a plateia vai rir e se emocionar com o premiado filme "Benzinho" (97', 12 anos), de Gustavo Pizzi. Com elenco formado por Adriana Esteves, Otávio Müller, Karine Teles ("Que Horas Ela Volta?") e o ator grego radicado no Espírito Santo Konstantinos Sarris, o longa teve sua estreia oficial no prestigiado Festival de Sundance, nos EUA, e depois passou por  mais de 30 festivais nacionais e internacionais, onde acumulou premiações. A história acompanha a vida de uma mãe que vê sua vida mudar completamente quando o filho mais velho resolve sair de casa para jogar handebol em outro país.

"Com o Festival de Cinema de Vitória conseguimos contribuir para a formação de plateia e valorização do cinema nacional. Muitas vezes chegamos a lugares que nem têm sala de cinema! É muito bonito ver a plateia reunida, a sala montada a céu aberto e o diálogo que acontece entre o público de moradores e turistas", garante Lucia Caus, diretora do festival.

O 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, da Petrobras, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta ainda com o apoio da Caixa Econômica Federal. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Serviço

25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante

Filme 'Benzinho', de Gustavo Pizzi

Série 'Irmão do Jorel', de Juliano Enrico

2 de fevereiro - Barra do Sahy, Aracruz

9 de fevereiro - Praia de Guriri, São Mateus

Horário: a partir das 19 horas

Entrada franca

Informações:

www.festivaldecinemadevitoria.com.br

www.facebook.com.br/festivaldevitoria

www.instagram.com/festivaldecinemadevitoria

 

COMENTÁRIOS