NOTÍCIAS

CLUBE ÁLVARES CABRAL VAI ABRIGAR NOVA SEDE DE ESCOLA DE FORMAÇÃO INTERNACIONAL

 O imponente e histórico Clube Álvares Cabral já começou a ser reformado para abrigar a ampla escola, com currículo internacional e a arrojada proposta de formar cidadãos para o mundo.

Os desafios do mundo globalizado têm feito crescer uma nova e forte demanda no país: a de famílias que buscam para seus filhos escolas diferenciadas, que ofereçam educação internacional, com currículos multiculturais e que contemplem as competências necessárias para lidar com as exigências do mundo moderno.

Entre os capixabas, a procura também tem sido grande. Tanto que uma nova e ampla escola com essa proposta já começa a ser projetada, na capital, com início das aulas programado para o primeiro semestre letivo do ano que vem, em fevereiro.

A Escola Americana de Vitória (EAV), em funcionamento há um pouco mais de um ano na Enseada do Suá, inaugurará sua nova sede no tradicional Clube Álvares Cabral, em Bento Ferreira. As obras do projeto já começaram e levam a assinatura do conceituado arquiteto Kennedy Vianna.

A oferta, inicialmente, será para os Ensinos Infantil e Fundamental I, até o 5º ano, abrigando crianças até dez anos. Em longo prazo, a previsão é ampliar também para os Ensinos Fundamental II e Médio. Ao final da trajetória escolar, os alunos receberão diplomas brasileiro e americano, e estarão preparados para estudar fora do país e aptos para prestar vestibulares no Brasil.

Com equipe multidisciplinar e altamente capacitada, formada por 35 profissionais, entre professores, funcionários e gestores, a Escola Americana de Vitória terá capacidade para receber até 200 estudantes. Sua proposta é integrar a aprendizagem da sala de aula ao mundo real, preparando cidadãos para progredir em um mundo cada vez mais interconectado.

Formação internacional

Com metodologia exclusiva, voltada para pais que querem formar “cidadãos internacionais”, a EAV oferece um modelo de ensino inédito no Espírito Santo, com um segundo idioma utilizado como ferramenta de aprendizagem e comunicação desde as primeiras séries. Das sete às 15h30, todas as conversas, dentro e fora das salas de aula, são em inglês. Apenas as disciplinas de Português, História e Geografia são ministradas em português, permitindo ao aluno manter as duas línguas sempre ativas.

Dois currículos internacionais da Fiedlwork Education compõem a grade da instituição: um para crianças de dois a cinco anos de idade (International Early Years Curriculum – IEYS) e outro para alunos de cinco a 11 anos ((International Primary Curriculum – IPC). Além disso, a EAV segue as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com oferta de matérias como Português, História e Geografia do Brasil.

O esporte representa outro importante foco estratégico da formação educacional da EAV, que tem como pilar a oferta de modalidades olímpicas para os alunos. Segundo o sócio-diretor da escola, Júnior Cardoso, graças à parceria com o Álvares Cabral, os alunos serão sócios-atletas do clube e poderão utilizar suas áreas externas e esportivas após o horário de aula. “Nossa proposta é que eles comecem desde cedo a prática de atividades como natação, futebol de campo, basquete, tênis e jiu-jitsu”, comentou.

Com uma visão holística de aprendizagem que estimula aptidões e habilidades, a EAV também tem agregada ao seu currículo a oferta de aulas de Yoga para turmas a partir dos três anos de idade. “Além de relaxar, as aulas promovem diversos benefícios como consciência corporal, aumento do ânimo e força de vontade. De uma forma simples e divertida, elas têm colaborado para o bom desenvolvimento das crianças, contribuindo para um melhor desempenho escolar”, explicou a diretora Andrea Buffara.

Segundo ela, outras expressões artísticas e culturais, como balé e aulas de músicas, complementam o diferenciado currículo da instituição, que investe também na saúde e alimentação dos alunos. Todo o cardápio das cantinas e refeitório é elaborado por nutricionistas e chefs da equipe do restaurante La Cave.

Projeto diferenciado

Tradicional pelos importantes eventos culturais e esportivos que abrigou ao longo de sua história, o centenário Clube Álvares Cabral já começou a receber as obras de reforma para se adequar ao inovador projeto educacional.

De acordo com o arquiteto Kennedy Viana, parte da sua estrutura física será mantida, como é o caso das áreas esportivas. O incremento ficará por conta das novas salas, laboratórios, áreas recreativas e culturais que serão agregados ao espaço. Ao todo, a estrutura somará 11 mil metros quadrados, com 50 salas de aulas, quadra poliesportiva reformada, salas de leitura, laboratórios e secretarias.

Ainda na parte interna serão instalados palco e salas exclusivas que abrigarão aulas de teatro, artes e outras atividades culturais. Os espaços de convivência, como cantina e refeitório, ficarão em uma estrutura feita atrás do palco do ginásio.

Segundo Kennedy Vianna, o projeto está sendo implementado por etapas, atendendo, em cada detalhe, ao conceito de ensino da EAV. A arquitetura escolar exerce uma forte influência no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, cada ambiente precisa ser projetado com elementos que proporcionem, tanto a alunos quanto aos professores, condições de trabalharem os conteúdos do aprendizado de forma lúdica, interativa e confortável, explicou.

Um sólido grupo de empresários está por trás do grande projeto. São sócios-diretores da instituição Mariana Buaiz, Andrea Buffara e Júnior Cardoso.

 

COMENTÁRIOS