NOTÍCIAS

V FESTIVAL TORTA BLACK: GRAFITTI, DEBATE E SHOWS ENCERRAM A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO ON-LINE

Show com Melaninas MC's encerra a programação deste sábado (06)

 

O evento de valorização da cultura negra, que neste ano tem programação 100% on-line, termina neste sábado, dia 06

Termina neste sábado, dia 06, a quinta edição do Festival Torta Black, realizado pelo Instituto Manguerê. Com o objetivo de enfatizar a importância da cultura negra no Brasil e no mundo, o evento, que neste ano acontece 100% on-line, reúne nomes como Keka Florêncio, Kênia Freitas, Fabriccio, DJ Zapie e Melaninas MCs no segundo e último dia de programação. O público pode acompanhar as manifestações artísticas através do canal Festival Torta Black no Youtube (http://bit.ly/YouTube_FestivalTortaBlack).

O segundo dia de festival já começa com a performance do DJ Zapie e o início do grafitti assinado pela artista plástica Keka Florêncio. Essa ‘dobradinha’ de atividades acontecerá entre os intervalos da programação. O ritmo segue embalado pelo R&B do artista Fabriccio, com show em formato voz e violão. O jovem artista negro é compositor, produtor musical e multi-instrumentista. Com vasto repertório musical e uma sonoridade plural, tem como referências grandes nomes da música negra como Djavan, Simonal, Marvin Gaye e Michael Jackson.

A tarde ainda terá o painel “Afrofuturismo: conceituação, narrativas e estéticas”, comandado pela capixaba Kênia Freitas, referência nacional no assunto, com extenso currículo e inúmeras publicações.

O encerramento terá muita música com a performance do grupo Melaninas MCs. O show ‘Sistema Feminino’ vai apresentar um repertório com narrativas sobre as vivências das mulheres em vários aspectos da sociedade, suas lutas contra o preconceito racial e de gênero. É sobre o lugar de fala sendo ocupado por quem ainda tem direitos a serem conquistados. O diálogo é feito através das músicas autorais compostas por quatro mulheres negras periféricas e um DJ, que se manifestam culturalmente através do Rap.

 

PROGRAMAÇÃO:

06 fevereiro (sábado):

18h - Fala de abertura

18h10 - Perfomance do Dj Zapie e início do Graffiti ao vivo – Artista Keka Florêncio.

Performance musical e visual com a discotecagem de música preta do Dj Zapie, e a pintura ao vivo de uma obra exclusiva de graffiti da artista plástica Keka Florêncio. Essa performance se estenderá durante todo o evento entre os intervalos da programação.

18h30 - Show Fabriccio (voz e violão)

Trazendo toda a cadência R&B do artista em seu novo formato acústico.

19h30 - Performance do Dj Zapie e Graffiti ao vivo Artista Keka Florêncio.

19h50 – Escambo Cultural – Painel II - Afrofuturismo: conceituação, narrativas e estéticas. Participação de Kênia Freitas.

Movimento criado na primeira metade do século XX que, com base na ficção científica e no realismo fantástico, aborda a condição afrodescendente a partir da cultura e da estética africana e diaspórica, oferecendo a perspectiva de um futuro diferente para as populações negras.

20h50 - Perfomance do Dj Zapie e Graffiti ao Vivo – Artista Keka Florêncio

21h10 - Sistema Feminino - Show Melaninas MCs (com DJ)

O show traz um repertório que aborda narrativas sobre a vivência das mulheres em vários aspectos da sociedade, suas lutas contra o preconceito racial e de gênero.

22h10 - Fala de encerramento do V Festival Torta Black

 

Festival Torta Black 2021 – Versão On-line

Quando: 06 de março de 2021

Transmissão: Canal Festival Torta Black no YouTube - http://bit.ly/YouTube_FestivalTortaBlack

Instagram: @festivaltortablack

Facebook: Festival Torta Black

Realização: Instituto Manguerê

COMENTÁRIOS