NOTÍCIAS

"ULPIANA", DA ESCRITORA CAPIXABA BERNADETTE LYRA, ESTÁ ENTRE OS LIVROS FINALISTAS DO PRÊMIO OCEANOS

Ulpiana da escritora capixaba Bernadette Lyra

 

O romance "Ulpiana", da escritora capixaba Bernadette Lyra, lançado em 2019 pela editora À lápis, está entre os livros semifinalistas da edição de 2020 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, promovido pelo Instituto Itaú Cultural. Na live de lançamento, estiveram presentes os curadores da premiação que comentaram sobre as obras selecionadas, entre os autores finalista também estão Chico Buarque, José Luiz Peixoto, Adriana Lisboa, Mia Couto, Luci Collin, Nelida Piñon, entre outros.

Esta edição do Oceanos recebeu 1.872 inscrições válidas, de livros publicados em diferentes países por autores de 11 nacionalidades. Entre os trabalhos selecionados há livros de poesia, romances e coletâneas de contos e de crônicas. Todas as produções concorrem entre si, uma vez que o Oceanos não faz distinção entre os gêneros literários.

Novo livro e documentário chegando

Entre as novidades, Bernadette Lyra também está preparando um novo livro de contos, ainda sem data para lançamento. Nesta nova obra, a escritora se debruça novamente sobre o insólito, retomando o fantástico já presente em outros livros seus.

No começo deste ano, Bernadette Lyra Lyra gravou participação na série documental "Herdeiros de Saramago", para a TV portuguesa, junto à escritora Andréa Del Fuego. A série internacional tem a direção de Graça Castanheiro e produção de Carlos Vaz Marques, e entrevista outros escritores contemporâneos de língua portuguesa. Está programada para ir ao ar em breve. 

COMENTÁRIOS