NOTÍCIAS

'EXPOSIÇÃO DAS PANELEIRAS' ATÉ DIA 26 DE JANEIRO NO BOULEVARD SHOPPING

A exposição conta com produtos feitos pelas mulheres da Associação das Paneleiras de Goiabeiras

Foto: Reprodução/Internet

Desde a última quarta-feira (19), o público que frequenta o Boulevard Shopping, em Vila Velha, pode conferir a "Exposição das Paneleiras", com panelas feitas de argila pelas mãos de mulheres capixabas. A exposição, que se estende até 26 de janeiro, é gratuita e funciona das 14h às 22 horas. As panelas serão vendidas durante todo o período da exposição. A média de preço varia entre R$ 40 e R$ 70. 

Segundo o superintendente do Boulevard Shopping, Marcelo Oliveira, a exposição tem como objetivo mostrar um pouco mais da cultura do Espírito Santo. Esta é a segunda vez que o Estado tem destaque na programação do shopping, sendo que a primeira foi com a mostra “Santa Teresa: aqui tem mais cultura”, que trouxe fotografias, um pouco da gastronomia e atrações culturais.

“Janeiro é período de férias, e nessa época, costumamos receber muitos visitantes de outros Estados. É uma oportunidade de mostrarmos a esse público o que o Espírito Santo produz de cultura. E as paneleiras fazem parte do patrimônio cultural do Estado. O trabalho delas é reconhecido internacionalmente e motivo de orgulho para o capixaba”, ressalta.

Patrimônio imaterial

A fabricação artesanal de panelas de barro tem sua origem na cultura indígena e foram produzidas pelos primeiros povos que habitaram o Espírito Santo: os índios tupis-guaranis e os unas. “É a coisa mais autêntica do nosso estado. Pensou no Espírito Santo, pensou na panela de barro”, comenta a vice-presidente da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, Berenicia Corrêa Nascimento, que há 43 anos exerce o ofício de paneleira.

Em 2002, as panelas de barro produzidas pelas paneleiras de Goiabeiras foi o primeiro bem cultural registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial no Livro de Registro dos Saberes. As panelas de barro fazem parte da identidade e cultura capixaba e estão presentes principalmente na culinária.

“É uma tradição milenar. Começou com os índios e foi passando de geração em geração. Minha bisavó era paneleira, minha avó, minha mãe foi e eu sou paneleira”, comenta Berenicia.
Além de ser um bem cultural, a panela de barro é também um importante utensílio para a cozinha capixaba. Os pratos típicos do estado, como a moqueca, são cozidos nessas panelas. A Exposição das Paneleiras irá trazer para o shopping diversos tipos de panelas como travessas, frigideiras, potes e caldeirões.

SERVIÇO

Exposição das Paneleiras

Quando: 19/01 a 26/01, das 14h às 22h
Onde: Entrada A, em frente à Loja Chifon - Boulevard Shopping
Entrada gratuita

COMENTÁRIOS