NOTÍCIAS

DE COADJUVANTE A PROTAGONISTA: PETISCOS QUE PREENCHEM A MESA

Pão de alho e carne do Grill Box

 

Servidos como acompanhamentos por anos e anos, o jogo virou. Alguns petiscos agora estão mais elaborados e passaram a ser a refeição principal e preferida dos rolês

Um clássico tira-gosto da culinária brasileira que vem ganhando novos espaços ao longo do tempo, incluindo vitrines nobres, é o torresmo. Antes encontrado apenas em estufas de bares populares – e sempre indispensável no feijão tropeiro - a “barriguinha”, como também é conhecido esse pedaço da carne de porco, já tem até rotisseria com o seu nome. Não é para qualquer iguaria, né?

Mas não foi da noite para o dia que ele assumiu o papel de personagem principal. De acordo com o gastrônomo e proprietário da Casa do Torresmo da Praia do Morro, em Guarapari, Fernando Miguel, já são 17 anos de história e investimento do alimento no Estado, que tem até versão em homenagem a gíria famosa dos capixabas, o “torrespoca”.

Torresmo de rolo da Casa do torresmo

“Sou apaixonado por torresmo desde novo, como um bom mineiro. Acompanhei o processo dele ganhar a mesa das famílias e de se tornar a estrela do cardápio de restaurantes renomados. Isso prova que a simplicidade é bem-vinda e valorizada em todas as áreas. Na gastronomia não seria diferente”, afirma.

Quem também deixou de ser visto apenas como coadjuvante na hora do churrasco é o pão de alho. A mistura tradicional de maionese, alho e orégano ganhou novos ingredientes, como queijo, alho poró, pimenta, bacon e até chocolate. Logo, passou a ser visto como um prato independente. É o que explica o empresário e fundador do delivery de churrasco Grill Box Kaique Salles

“O pão de alho é unanimidade nos pedidos, não pode faltar. Atualmente trabalhamos com os sabores de alho poró e quatro queijos. Tem gente que compra para comer em outras ocasiões e não apenas durante o churrasco. É um produto versátil que também pode ser preparado no forno a gás ou elétrico”, explica Kaique, que prepara box personalizadas a partir de R$ 99,90.   

E quando o assunto é sanduíche, não dá para negar que o lanchinho rápido também já ganhou status de prato principal, seja na versão croissant ou com o tradicional pão francês. Na padaria Monza, o sanduíche pode ser montado na hora de acordo com o gosto do cliente. São mais de 15 ingredientes. Segundo a diretora Flavia Nicolau, a rede lançou esse serviço personalizado após identificar a demanda pelo produto, em especial nos horários próximos ao almoço e janta.

Sanduíche_Padaria Monza

“As pessoas passaram a perceber que o sanduíche pode ser bem elaborado, nutritivo e feito com ingredientes de qualidade. Com isso, cresceu a procura por essa montagem artesanal e personalizada. Junto com os caldos, é uma das refeições mais servidas”, conclui.

 

COMENTÁRIOS