COLUNAS

LUGOL: CONHEÇA O SUPLEMENTO QUE SE TORNOU UM ALIADO PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO METABOLISMO HUMANO

Lugol e seus benefícios para o coropo humano- Crédito Vanessa Nunes by Istock Images

 

Farmacêutico fala sobre os benefícios do lugol que vai desde auxiliar no funcionamento da glândula tireoide e do sistema reprodutivo como mantém os níveis de energia do corpo e outras funcionalidades

Unhas, cabelos e dentes saudáveis, controle do metabolismo, redução de substâncias tóxicas que podem causar câncer, aumento da disposição e diminuição da ansiedade. Esses e outros benefícios para o corpo humano são encontrados em um suplemento que tem se tornado o queridinho de quem busca uma melhor qualidade de vida: o lugol.

Se você ainda não ouviu falar, o farmacêutico Márcio Mendes Mello, da farmácia de manipulação Pharmapele Vila Velha, explica que o lugol é um suplemento iodado, formado por iodo, iodeto de potássio e água destilada, ou seja, é basicamente iodo, que é um mineral muito utilizado em nosso organismo e é importante para que a tireoide produza certos hormônios.

“O organismo humano precisa do iodo para funcionar corretamente: “o iodo participa da composição de dois hormônios da glândula tireoide (tiroxina e triiodotiroxina) e faz parte do desenvolvimento corpóreo, além de agir sobre a maioria dos órgãos como cérebro, mamas, próstata, intestino, pele, e participar de grandes funções no sistema nervoso e cardiovascular. Quando a taxa de iodo está baixa no organismo, a pessoa pode sentir fraqueza muscular, alterações de pele e pelos e redução do crescimento”, esclarece o farmacêutico.

O Farmacêutico da Pharmapele Vila Velha Márcio Mendes Mello fala sobre os benefícios do lugol

Não consumir iodo suficiente na alimentação pode trazer problemas na saúde, como o aumento da glândula da tireoide (bócio) e diminuição dos hormônios tireoidianos (hipotireoidismo). O farmacêutico explica que é por essa razão que  manter a suplementação com o lugol é tão importante, já que, nem sempre, é possível manter uma dieta equilibrada com a quantidade de iodo necessária ao bom funcionamento do organismo.

“Além de agir diretamente no funcionamento da glândula da tireoide, o iodo auxilia no sistema reprodutivo, imunológico e possui propriedades anticâncer, pois remove substâncias tóxicas acumuladas na corrente sanguínea. Mas atenção: o uso do lugol não deve ser indiscriminado. Ele é iodo e seu uso precisa ser feito com cautela e orientação médica, pois o excesso dessa substância também pode trazer prejuízos à saúde. Além disso, nunca deve ser administrado direto na cavidade oral e sim ser consumido diluído em água, suco ou outro líquido de preferência”, alerta.

 

Pharmapele Vila Velha

Avenida Jair de Andrade, 561, loja 1, Itapuã, Vila Velha.

Tel: (27) 3149-9869. Whatsapp (27) 99224-1352

Horário de funcionamento: De segunda a sexta de 8h às 18h, e aos sábados de 8h às 12h.

Instagram: @pharmapelevilavelha

Delivery em toda Grande Vitória

 

Texto por Dani Ewald Assessoria

COMENTÁRIOS