COLUNAS

APRENDA A CUIDAR DO CABELO NO VERÃO

Farmacêutica tricologista Cristal Bastos dá dicas de como cuidar dos cabelos no verão

 

Durante o verão, além da proteção solar para a pele, também é preciso ter um cuidado extra com os fios. Somado aos prejuízos causados pelo vento e radiação UV – que degrada a queratina e oxida a melanina dos fios, tornando-os fracos e opacos – este período também é marcado por idas ao mar e a piscinas, que contribuem para os danos. A farmacêutica tricologista Cristal Bastos dá dicas de como cuidar:

1 - Antes do mergulho, é indicado primeiro molhar os fios com água doce, e aplicar cremes hidratantes sem enxágue para minimizar os danos do sal e do cloro. Se for possível manter os fios presos em coques altos para evitar o contato contínuo com a água, enquanto se banha, melhor ainda.

2 - Adote barreiras contra o sol, usando chapéus de aba larga, lenços e se protegendo embaixo da sombra. Além disso, ao sair do mar ou da piscina é importante lavar os fios novamente em uma ducha, já que o cloro danifica a cutícula, tornando o cabelo quebradiço, e o sal da água do mar resseca.

3 - Invista em produtos com filtro solar e troque o shampoo normal por um mais hidratante durante o verão. Os produtos naturais, como óleos vegetais são muito bem-vindos, tanto para proteger quanto para tratar as madeixas. A especialista indica o Leite Multifuncional a base de óleo de côco, aloe vera e o sofisticado óleo essencial de ylang-ylang.

4 – Já após a exposição solar, é inevitável que o cabelo esteja danificado, ainda que minimamente. Principalmente os que já são quimicamente tratados. A dica é fazer um cronograma de tratamento personalizado, para devolver a hidratação, brilho, maciez e massa aos fios.

COMENTÁRIOS