COLUNAS

DIA MUNDIAL DO DIABETES: ENTENDA A DOENÇA

 

O 'Dia Mundial do Diabetes' é celebrado em 14 de novembro por ser a data de nascimento do médico Frederick Banting que descobriu a insulina junto ao seu colega também médico, Charles Best, no ano de 1921. Eles desenvolveram as injeções de insulina. Desde 1991 que a data é celebrada e reconhecida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Mas o que é insulina?  "É um hormônio que controla a quantidade de  glicose no sangue. Quando a pessoa tem diabetes tipo 1, o organismo não fabrica insulina, já no tipo 2, não consegue utilizar a glicose adequadamente, assim, o nível de glicose no sangue normalmente fica alto (hiperglicemia), e sendo assim, se esse quadro permanecer por longo período, pode haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos", afirma o presidente da Associação de Diabéticos do Espírito Santo e Amigos (ADIES), Alexandre Loyola. Ele alerta: "Um simples exame de sangue pode diagnosticar se você tem diabetes, basta uma gota de sangue para detectar a alteração na taxa de glicemia".  "Após o resultado existem outros exames que vão trazer a precisão da doença", completa Loyola. Fica a dica.

Entenda mais o que é Diabetes:

O Diabetes é uma doença que aumenta a quantidade de glicose no sangue. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de  glicose no sangue. Quando a pessoa tem diabetes tipo 1, o organismo não fabrica insulina, já no tipo 2, não consegue utilizar a glicose adequadamente, assim, o nível de glicose no sangue normalmente fica alto (hiperglicemia), e sendo assim, se esse quadro permanecer por longo período, pode haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

 

COMENTÁRIOS