NOTÍCIAS

​ MOSTRA 'FRICCIÓN' USA SHAPES DE SKATE PARA PINTURAS NA CASA PORTO

A mostra é parte da programação do Festival Latina

Exposição Fricción. Foto: Divulgação

Já imaginou aproveitar os shapes de skate como plataforma para obras de arte? Essa é a proposta da mostra "Fricción", que acontece hoje (14), às 19h, na Casa Porto das Artes Plásticas. A mostra reúne 68 trabalhos - 59 estrangeiros e 9 capixabas - produzidos em tábuas de skate por artistas de várias partes do mundo. Na abertura, o público vai poder conferir também as apresentações dos DJs Mr. Dedus e Alien, e das bandas Conteúdo Paralelo e Melanina MC's, além da presença de cinco artistas mexicanos, responsáveis pela criação da exposição. A mostra é parte da programação do Festival Latina, que inclui, além da exposição, rodas de conversa e ações pela Grande Vitória.

A “Fricción” começou no ano de 2009, por meio do coletivo Board Dripper, formado por um grupo de artistas da cidade de Querétaro, no México, com o objetivo de dar vida a um material parado em galpão da localidade. "Em sua maioria, eram tábuas que alguma vez foram usadas, mas estavam guardadas nos pátios. Foi tudo reciclado. Materiais que estavam em desuso, mas completamente aptos para serem transformados em arte", explica Irene Amezcua, integrante do coletivo.

O coletivo possui um acervo de cerca de 300 shapes com artes, produzidos por artistas de países como Suécia, Argentina, Brasil, Japão, Peru, Estados Unidos, Espanha e Porto Rico. Irene explica que o sucesso da mostra se deve à influência do skate. "O skate era visto como um ato rebelde, que estava completamente fora do comum no dia a dia de nossa sociedade. E daí veio a música, a forma de vestir, de falar, de agir, a cultura em torno do grafite, que forma parte de nossa forma de ser e de pensar", afirma ela.

SERVIÇO

Mostra "Fricción"
Mostra coletiva com artistas estrangeiros e locais
Show das bandas Conteúdo Paralelo e Melanina MC’s e dos DJ’s Alien e Mr. Dedus

Quando: quarta, 14 de setembro, às 19 h.
Local: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Manoel Silvino Monjardim, nº 66 - Centro
Visitação: até 1º de outubro. Terça a sexta, das 12 às 19 horas, e sábados, das 10 às 14 horas.
Aberto ao público

COMENTÁRIOS