NOTÍCIAS

CAFÉ LOVERS: FIQUE POR DENTRO DE 10 MÉTODOS DE FILTRAGEM DIFERENTES

Feito no coador de pano ou de papel, a bebida ganha cada dia mais adeptos!

Isabella Arruda, do @hiperglicemiaoficial. Foto: Divulgação

Por aqui a gente ama tanto que tem Café até no nome! Mas a dica de hoje vem da blogger de gastronomia Isabella Arruda, do @hiperglicemiaoficial: ela afirma que uma tendência nessa área são as diferentes formas de preparo. “O café pode ser preparado por filtragem, percolação, prensagem ou pressão. Dentro desses métodos ainda temos muitas variações e a diferença de resultado entre eles é incrível. O modo de preparo também influencia no preço e faz o café ser uma bebida única”, comentou. 

O cold brew, por exemplo, é preparado utilizando-se um filtro. Isabella explica que, ao contrário dos outros métodos, nesse a extração do café é realizada com água fria. “O cold brew faz com que as boas propriedades do café sejam mantidas durante a filtragem. Quando o café passa por um processo de extração a quente, a cafeína, que é uma espécie de gel localizado em volta do grão, é ativada. A bebida é coada e servida gelada”.

Fique por dentro de 10 métodos de preparo:

- Aeropress: a máquina Aeropress, criada em 2005 por um inventor de brinquedos nos Estados Unidos, tem um formato de cilindro. Ela extrai as propriedades do pó por pressão do ar, quebrando os sólidos e mantendo os óleos essenciais do café. A sua forma de preparo parece uma injeção.

- Cafeteira Italiana ou Moka: nesse método, o café é preparado por meio da pressão da água, que passa pelo pó do café e resulta em uma bebida encorpada similar ao expresso.

- Chemex: inventada por um químico em 1941, tem seu formato único e afunilado onde o coador e o recipiente são interligados, o que ajuda a manter a temperatura e resulta em uma bebida mais limpa.

- Coador de Pano: o método mais utilizado pelo brasileiro é por meio do coador de pano. Este método libera todos os óleos essenciais e os aromas que nos remetem ao passado, ao café preparado na nossa casa.

- Dutch Coffee: o método de preparo Dutch Coffee foi inventado no Japão em 2011. A água gelada passa lentamente pelo café através de gotejamento, evitando a extração da cafeína. É uma forma de preparo muito comum na Ásia e pouco conhecida no Brasil.

- Expresso: o preparo do café expresso acontece por pressão. Nesse caso, o café é moído na hora e colocado no filtro da máquina de expresso. Em seguida, o pó recebe uma pressão de 9 kg e água aquecida a 90ºC por aproximadamente 30 segundos.

- Filtro de Ouro: utilizando um filtro fabricado com ouro 23 quilates, nesse método os óleos do café não são absorvidos como no filtro de papel, proporcionando mais sabor à bebida. Além disso, como ele é preparado em cima da xícara, na frente do cliente, é considerado mais charmoso.

- Syphon Coffee: esse é um método de preparo por infusão, composto por dois globos de vidro, sendo um deles como um funil, um filtro, a base e a chama.

- Hario V60 / Hario Iced Coffee: o Hario V60 é um suporte para filtro feito em cerâmica. Ele tem sulcos em espiral presentes em sua extensão, que permitem um fluxo contínuo e homogêneo da extração.  

- Soft Brew: o Soft Brew é um método de preparo que proporciona uma infusão suave no pó. Esse processo não ‘força ou pressiona’, fazendo com que ‘o gosto natural de café’ seja extraído. A extração é feita através de um filtro metálico, que é encaixado dentro da peça de porcelana. Nesse método, a filtragem é feita através de centenas de pequenos furos. 

COMENTÁRIOS