NOTÍCIAS

RAINHA DO CARNAVAL CAPIXABA: JORDANA CATARINA COMPLETA UMA DÉCADA DE REINADO

A rainha do Carnaval capixaba, Jordana Catarina - crédito Thamires Amon

De rainha da comunidade da Consolação para a Rainha do Carnaval Capixaba, Jordana Catarina completa uma década de reinado, com a chave da cidade na mão!

 

Aos nove anos de idade a menina Jordana foi levada pela tia Neuzinha e pela prima Daniele a um ensaio de rua de uma escola na Consolação. Ao chegar lá uma pergunta infantil: “o que é isso, tia? “’É a Pega no Samba!”. Começava aí uma história que só de reinado completa 10 anos.

 

“Nossa, aquele momento ficou marcado na minha cabeça por dias, ou melhor, até hoje”, diz Jordana Catarina, que no Carnaval Capixaba 2019 vai carregar a chave da cidade e abrir oficialmente os festejos de Momo, como Rainha da Cidade.

 

Mas isso não é novo para ela. Por nove anos ela foi a Rainha da Bateria da Pega no Samba. Mais conhecida como Locomotiva da Consolação, a bateria da Pega tinha uma Rainha com R maiúsculo. A representante era da comunidade, tinha o samba no pé, linda de parar a avenida e não só sambava, mas deslizava pela passarela para deleite de seus súditos.   

 

 

A rainha do Carnaval Capixaba 2019, Jordana Catarina

 

Mas até chegar ao trono de Rainha, ela percorreu vários postos na escola, desfilando como passista, destaque de chão, composição de carro alegórico e, em 2005, como princesa da bateria. Depois deu uma pausa nos desfiles para estudar, ficando quatro anos longe da passarela do samba, mas nem por isso ausente da escola, da qual ela e a família fazem parte da comunidade.  

  

No carnaval de 2010, Jordana foi convidada pelo então mestre da bateria para assumir a posição de Rainha da Bateria que Pulsa (antigo nome dado à bateria). “Fiquei muito honrada, pois era um sonho de criança e eu nem podia imaginar que estava acontecendo”, confessa Jordana.

 

Os anos e Carnaval após Carnaval, fantasia após fantasia, ensaios e mais ensaios se passaram. “Eu vivi grandes realizações junto à Pega no Samba e à Bateria Locomotiva da Consolação”, diz a rainha.

 

 

A rainha do Carnaval Capixaba 2019, Jordana Catarina

 

Ao longo dos anos, Jordana se consolidou não apenas como um corpo escultural à frente da bateria, mas como uma grande atração da escola, que soube desempenhar com precisão o papel de uma monarca, angariando a admiração de seus ritmistas, sendo exemplo de simpatia para as crianças, ajudando em variadas funções dentro da escola. Ela desfilou grávida do José, seu único filho, no ano seguinte. Já estava lá, firme e forte, como símbolo de beleza e carisma da escola da Consolação.  

 

À frente da bateria da Pega, Jordana Catarina conquistou premiações com a escola como Faisão de Ouro, Troféu Amaces, Troféu Somos Capixaba, Honra ao Mérito na Câmara de Cariacica pelos serviços prestados à Cultura Capixaba. Depois de nove anos, ela deixou o posto de Rainha da Bateria e ganhou este ano o título de Rainha do Carnaval Capixaba, exatamente quando completa uma década de reinado. Vida longa à rainha!

COMENTÁRIOS