NOTÍCIAS

PEÇAS DE CÂNDIDO PORTINARI NO LEILÃO DO EMPÓRIO DAS ARTES NA PRÓXIMA SEMANA

Rara água Forte original representando Menino Montado no Carneiro, de Portinari

 

Obras raríssimas do renomado artista estarão disponíveis para arremate no dia 22 de outubro, às 20 horas, no Cerimonial Lago de Garda. A visitação do acervo da galeria acontece entre os próximos dias 17 e 21

Reconhecido no Brasil e no exterior por suas obras marcantes, Cândido Portinari é um dos artistas que terá sua arte à disposição para arremate no Grande Leilão de Outubro do Empório das Artes, no dia 22 de outubro, às 20 horas, no Cerimonial Lago de Garda, em Jardim Camburi, com exposição aberta para visitação entre os dias 17 e 21, também no cerimonial. Os destaques, ambos com atestado de autenticidade do Projeto Portinari, são a rara ponta-seca representando Espantalho, reproduzida no catálogo Raisonné do artista, e água forte representando um menino montado no Carneiro, uma edição com apenas 120 tiragens no mundo. Esta última, uma ilustração do livro “Menino de Engenho”, de José Lins do Rego.

Entre as outras obras que poderão ser contempladas na exposição e arrematadas na noite do pregão de Outubro do Empório das Artes estão as dos artistas capixabas Homero Massena e Levino Fânzeres, “Praia de Inhoá – Vila Velha” e “Paisagem com rio”, respectivamente. O acervo também inclui pintura do ícone Sansão Pereira (“Marinha com rochedos”) e de Edgar Walter (“Paisagem Mineira”).

Além de itens de arte tradicionais e relíquias, o leilão vai disponibilizar esculturas assinadas por ícones como Bruno Giorgi (“Meteoro”), o chargista Lan (“Isaura” da coleção ‘Mulheres do Lan’), Sonia Ebling (“Sonar”) e Mario Agostinelli (“Torso”), além do exemplar de arte naif esculpido em bloco único de madeira do Vale do Jequitinhonha (MG), representando grupo de retirantes.

O acervo Empório das Artes contempla ainda objetos como tapetes persa, par de cadeiras medalhão com braços do século XIX, jogos de jantar para 2 pessoas e espelho neoclássico em madeira entalhada ornamentado com flores vazadas e folha de ouro.

Para os colecionadores de arte sacra, o destaque vai para as imagens de Santa Terezinha e Pietá, ambas do século XIX, esta última esculpida em madeira com rica policromia e olhos de vidro. 

Leilão: itens históricos por valores acessíveis

Segundo o marchand Lélio Cimini, para muitos, leilão ainda é sinônimo de preços exorbitantes. No entanto, ele explica que as galerias também adotam o posicionamento do lance livre, em que os itens começam a ser anunciados por um valor bem baixo. “Para o Grande Leilão de Outubro, por exemplo, 50% do acervo é de lance livre, ou seja, as peças começam a ser leiloadas pelo valor de R$ 20”, completa. Ao todo, serão cerca de 220 lotes

Lélio destaca também a importância da exposição do acervo que vai a leilão, realizada geralmente nos cinco dias que antecedem a noite do pregão. “É a oportunidade de quem nunca participou de um leilão e não conhece muito sobre arte e antiguidade ter a chance de se informar sobre cada peça”.

Após temporada de 3 anos no Shopping Vitória, a galeria Empório das Artes agora está de endereço novo: o Praia Shopping, na Praia do Canto. No entanto, a edição de Outubro do Leilão será realizada no Cerimonial Lago de Garda, em Jardim Camburi.

 

Serviço

Grande Leilão de Outubro do Empório das Artes com cerca de 220 lotes disponíveis e 50% de lances livres

Data da Exposição: de 17 a 21 de Outubro, sendo na 5ª, 6ª e 2ª, de 9h às 18h, sábado, de 9h às 17h, e domingo, das 14h às 21h.

Entrada franca.

Pregão: 22 de Agosto, às 20h, comandado pelo leiloeiro Mauro César Rocha e Flavia Rocha.

Local: Cerimonial Lago de Garda - R. Carlos Martins, 781, Jardim Camburi, Vitória

 

COMENTÁRIOS