NOTÍCIAS

OBRA DE TARSILA DO AMARAL, PELA PRIMEIRA VEZ, EM LEILÃO DO EMPÓRIO DAS ARTES EM VITÓRIA

Os Anjos, de Tarsila do Amaral

 

 

Gravura “Os Anjos”, assinada pela artista modernista, é um dos destaques do Grande Leilão de Natal da galeria, que acontece no dia 03 de dezembro, no Praia Shopping, na Praia do Canto

Um dos ícones do modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral possui obras marcantes espalhadas pelo mundo. Uma delas, uma gravura representando Anjos, é destaque do Grande Leilão de Natal do Empório das Artes, com acervo aberto para visitação até o dia 02 de dezembro, e pregão a ser realizado no dia 03 de dezembro, às 20 horas. Esta é a primeira vez em que a galeria dispõe de uma obra da artista.

Além de Tarsila, o acervo da galeria contempla também obras de nomes como Di Cavalcanti (Nanquim representando “Casal de Pescadores”), Cândido Portinari (uma água forte intitulada “Cabeça de Homem”, datada de 1946, com atestado de autenticidade do Projeto Portinari), Romanelli (“Jogadores de Polo) e Homero Massena (Pintura representando a Lagoa de Cima, de Campos dos Goytacazes) também estarão disponíveis para visitação e arremate.

Entre os objetos de arte, há também as esculturas, como ‘O Rinoceronte’, esculpida em bronze e assinada por Sonia Ebling, e uma suntuosa em estilo Criselefantino, técnica escultural unindo bronze e marfim.

O mobiliário é mais um atrativo do Grande Leilão de Natal do Empório das Artes. Um dos destaques é o Revisteiro da Casa Gelli, tradicional fábrica de móveis de Petrópolis. Cadeiras medalhão do século XIX, com palhinhas originais, também estão entre as relíquias a serem leiloadas.  

Para os apreciadores de Arte Sacra, há uma escultura portuguesa do século XIX, representando “Deus Menino”.

Itens como aparelhos de jantar, vaso murano e tinteiro em prata de família nobre do Império do Brasil, do século XIX, destacam-se também no acervo.

Leilão: itens históricos por valores acessíveis

Segundo o marchand Lélio Cimini, para muitos, leilão ainda é sinônimo de preços exorbitantes, o que não condiz com a realidade. No entanto, ele explica que as galerias também adotam o posicionamento do lance livre, em que os itens começam a ser anunciados por um valor bem baixo. “Para o Grande Leilão de Natal, por exemplo, 40% do acervo – pouco mais de 100 artigos - é de lance livre, ou seja, as peças começam a ser leiloadas pelo valor de R$ 20”, completa. Ao todo, serão cerca de 230 lotes.

Após temporada de 3 anos no Shopping Vitória, a galeria Empório das Artes agora está de endereço novo: o Praia Shopping, na Praia do Canto, onde acontecerá o pregão do dia 03 de dezembro.

Serviço

Grande Leilão de Natal do Empório das Artes com cerca de 230 lotes disponíveis e 40% de lances livres

Entrada franca.

Exposição do acervo: 28, 29, 30 de novembro e 02 de dezembro, das 9h às 19h, 1° de dezembro, de 14h às 21h

Entrada gratuita.

Pregão: 03 de Dezembro (terça-feira), às 20h, comandado pelo leiloeiro Mauro César Rocha e Flavia Rocha.

Local: Praia Shopping – Avenida Desembargador Santos Neves, 601, Praia do Canto, Vitória

 

COMENTÁRIOS