NOTÍCIAS

'LIGHTING DESIGNER' SENSAÇÃO DO MOMENTO PELA PRIMEIRA VEZ EM VITÓRIA

A designer vai falar sobre seu processo criativo, tendências e como o mundo da iluminação

Com apenas 32 anos, Ana Neute tornou-se referência com suas peças de iluminação de traços limpos e elegantes. Nos últimos dois anos se especializou em produzir luminárias e foi o expoente da nova geração de designers brasileiros com um estilo minimalista e contemporâneo. Suas criações trazem um olhar único com traços de verdadeiras obras de arte. Em 2017, algumas de suas peças estiveram expostas na Semana de Design de Milão e a designer vem colecionando destaques em importantes revistas do país como Casa Claudia, Casa e Jardim, revista GIZ, entre outras. No próximo mês, a designer participa da SP-Arte, onde lança sua nova coleção chamada ‘Bruta’.

A gama de peças da designer encanta pelas formas e pela leveza. Em Vitória, a loja Homelux apresenta algumas criações da designer como o recém-lançamento, a linha ‘Elo’. As peças da coleção apostam nos agrupamentos de elementos e volumes e, como o próprio nome diz, a Linha Elo representa a união, a conexão entre as coisas. Uma das peças da nova coleção é a Coluna Elo, um produto multifuncional com uma luminária de chão em latão polido acoplada a uma mesa de apoio em madeira carbonizada.

Outro destaque da designer na loja em Vitória é a luminária Guarda-Chuva que possui uma clássica base de abajur e se destaca pelo detalhe minimalista do globo de vidro acima da cúpula arredondada. O globo produz uma luz suave e cria uma atmosfera no ambiente, enquanto a cúpula direciona e concentra uma luz funcional para baixo.

O pendente Sputnik, inspirado nas luminárias da década de 60, também impressiona não só pelo tamanho maxi, como pelo design com diferentes pontos de luz em variadas direções. A peça, que parece uma obra de arte, possui o núcleo e todas as hastes em latão polido, e globos de vidro, que criam uma ambiência direta e difusa do ambiente. Outro destaque da designer na Homelux é luminária Shanghai, com inspiração nos chapéus e telhados dos templos chineses. A peça cria um efeito de luz onde uma cúpula ilumina a outra e a cúpula de latão escovado reflete suavemente a luz criando uma atmosfera mais intimista.

Sobre o trabalho da designer, a arquiteta e empresária da Homelux, Adriana Martins, destaca que Ana Neute é um dos grandes talentos dessa geração. “Ana Neute utiliza referências do pé de jabuticaba à templos chineses, dando forma às suas peças em materiais como prata, dourado e cobre. O trabalho da Ana segue uma linha criativa cuja procura têm crescido muito nos últimos anos: peças minimalistas, funcionais e extremamente belas e delicadas”, revela.

MAIS SOBRE ANA NEUTE

Ana Neute (São Paulo, 1986) é formada em arquitetura pela Escola da Cidade (2011). Em 2008, trabalhou no IBOIS (Instituto de Madeira da Politécnica de Lausanne). De 2010 a 2015, a designer firma parceria com Rafael Chvaicer em diversos projetos na prática de design de objetos. Durante a parceria, Ana realizou instalações, entre elas para Sp-Arte 2014 na Bienal e teve trabalhos produzidos por grandes nomes da indústria nacional como La Lampe, Riva, Santa Mônica e Artefacto. Em 2015 partiu para a carreira solo com o nome Ana Neute como designer autoral. Participou das quatro edições anuais da MADE e sua versão em Milão (2015). Em 2016 participou da exposição Evergreen Brasil na Luminaire de Miami e 2017 expôs peças no Brazil S/A durante a Semana de Design de Milão. Hoje, a maior parte das peças desenvolvidas pela designer são editadas pela Itens.

Serviço:

Café bate-papo com a Lighting Designer Ana Neute

Dia: 04/04 (quarta-feira)

Horário: a partir das 15h

Local: Homelux, localizada na Avenida Rio Branco, 237, Santa Lúcia, Vitória.

 

COMENTÁRIOS