NOTÍCIAS

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA FEITA POR MULHERES PELA PRIMEIRA VEZ EM VITÓRIA NESTE SÁBADO (30)

Com a música em foco, o Sonora é organizado de forma colaborativa

Gavi. Foto: Divulgação

Pela primeira vez em Vitória, o Festival Sonora - Ciclo internacional de cantoras, acontece neste sábado, dia 30 de setembro, na Casa Verde. A partir das 17h, mulheres inspiradoras da cena capixaba comandam o evento. O line up começa com a DJ Karine Nunes, com muitas surpresas de mulheres compositoras, que também toca durante os intervalos, entre os shows. Dando continuidade, às 18h30, Paula Maddi e Nanda Soares assumem o palco, seguidas por Beatriz Rodarte, que representa a participação especial de Minas Gerais no Festival. Quem finaliza o Sonora é a cantora e compositora Gavi, que recentemente lançou o seu EP "A Conta-Gotas", já disponível em todas as plataformas digitais. 

Sobre o Sonora

Sonora é um festival internacional de composição feminina, que teve origem no Brasil e é organizado de forma colaborativa por autoras/produtoras em diversas cidades do mundo. 

O evento coloca em questão a presença desigual das mulheres no mercado musical e a falta de representatividade acabam por desestimular outras mulheres a se enveredarem por certos ofícios na música. Isso, por sua vez, reforça e embasa mitos de incapacidade feminina como instrumentistas, regentes, arranjadoras e compositoras.

DJ Karine Nunes. Foto: Divulgação

O incômodo com esse contexto formou uma rede de mulheres e a interseção entre ideias, disposição e grande empreendedorismo de compositoras deu início ao  “Sonora ­- Ciclo Internacional de Compositoras”. 

Com o festival, mulheres no mundo inteiro apresentam com confiança seus sentimentos e opiniões através da música. Por meio de shows e outras atividades, o Sonora constitui um lugar tanto de divulgação e exposição das potencialidades individuais das autoras, como também um espaço de reflexão coletiva, que promove o encontro de compositoras das várias vertentes e gêneros musicais.

Ainda:

Workshop Sons de Minas - com Beatriz Rodarte no Centro Cultural Sesc Glória

Expositoras: Ana Beloni, Dona Eva Saboaria Artesanal, Desapega Danynha e Itá amuletos

Entrada (somente em dinheiro): Na portaria - R$15

COMENTÁRIOS