NOTÍCIAS

E A COR PARA 2016 É...

A Pantone divulgou a cor do ano. O que a questão de gênero e o Espírito Santo têm a ver com isso?

Todos os anos a Pantone elege qual será a cor do ano. A cor eleita passa a ser um hit e marca presença em tudo quanto é objeto que se possa imaginar, de tênis a flores de plástico, de batom a canecas. Marsala, apontada como a cor de 2015 pela Pantone, dará lugar ao Rose Quartz e ao Serenity, eleitas como as cores de 2016. As cores, segundo a Pantone, transcendem normas de cultura e gênero, e trazem entusiasmo e otimismo - na paleta da temporada, calma é a palavra de ordem. Ou seja, a repercussão também tem viés social.

"Em muitas partes do mundo, estamos experimentando um ofuscamento de gênero no que se refere à moda, que por sua vez impacta as tendências de cores em todas as outras áreas do design. Esta abordagem mais unilateral de cor está coincidindo com os movimentos sociais em relação à igualdade de gênero e fluidez, maior conforto do consumidor com o uso da cor como uma forma de expressão, uma geração que tem menos preocupação sobre ser estereotipado ou julgado e uma troca aberta de informação digital que tem abriu nossos olhos para diferentes abordagens para o uso da cor", destaca a empresa.

Indo um pouco mais rumo à semiótica, a Pantone explica que "Como os consumidores procuram a atenção plena e bem-estar como um antídoto para as tensões do dia moderno, acolher cores que psicologicamente cumprem o nosso desejo de tranquilidade e segurança estão se tornando mais proeminente. Juntas, Rose Quartz e Serenity demonstram um equilíbrio inerente entre um abraço mais quente subiu de tom e o frescor tranquilo azul, refletindo conexão e bem-estar, bem como uma sensação calmante de ordem e paz".

Os capixabas, claro, também podem comemorar. A Pantone escolheu justamente as cores da bandeira do Espírito Santo como as cores de 2016. A escolha não foi intencional, mas de alguma forma dá para sentir-se homenageado, não é mesmo?


A combinação predominante de quartzo de Rosa e serenidade também desafia as percepções tradicionais de associação cor

A Cor Pantone do Ano

Como uma seleção de cor simbólica, a Cor Pantone do Ano representa o que vemos acontecendo em nossa cultura, que serve como uma expressão de um estado de espírito e uma atitude. Pela primeira vez, a Pantone apresenta dois tons, Rose Quartz e Serenity como o Pantone Color of the Year 2016. Rose Quartz é um tom persuasivo mas suave que transmite compaixão e um senso de compostura. Serenity é leve e arejado, como o firmamento do céu azul acima de nós, trazendo sentimentos de alívio e relaxamento, mesmo em tempos turbulentos.

  • Rose Quartz 
    A natureza calmante, calmante de cores nas coleções de primavera são liderados pelo Rose Quartz (ou Quartzo Rosa, em tradução literal; PANTONE 13-1520), um tom persuasivo mas suave que transmite compaixão e um senso de compostura. Como um pôr-do-sol sereno, bochecha vermelha ou brotamento da flor, Rose Quartz lembra-nos a refletir sobre o nosso meio, durante os meses de primavera e verão de pico mas alegres.

    Croquis de TOSIA, Charles Youssef e Houghton com o Rose Quarta
  •  Serenity
    Leve e arejado, como o firmamento do céu azul acima de nós, o Serenity (Serenidade, em português; PANTONE 15-3919) conforta com um efeito calmante, trazendo uma sensação de alívio, mesmo em tempos turbulentos. Um azul transcendente, o Serenity nos proporciona uma sensação naturalmente conectada do espaço.

Croquis de Rachel Pally, Emilio Sosa e Harbison elaborados com a cor Serenity
 
 A Pantone

A escala Pantone é conhecida pelo seu sistema de cores muito utilizado na indústria gráfica, têxtil, tintas e outros materiais. Fundada em 1962, a marca é considerada uma autoridade em cores e é conhecida mundialmente, além disso, seu sistema é considerado a linguagem padrão para a comunicação em todas as fases do processo de gerenciamento de cores. No início, a Pantone fabricava cartões de cores para uma indústria de cosméticos, mas a marca inovou e seu sistema numérico, em 1963, que ficou conhecido como escala Pantone, permitiu  identificar cada cor em qualquer canto do planeta. Tudo isso é feito através de uma padronização da descrição das cores. Essa inovação no sistema de cor foi fundamental para facilitar o trabalho no campo da criação.

A Pantone tem sido inspiração para muitos artistas e para muitas marcas. Por isso a marca não apenas uma escala de cores. Há alguns anos ela vem ditando moda para distintos segmentos, inclusive no mercado de decoração de interiores. Hoje em dia é possível decorar uma casa com objetos da marca Pantone, pois a marca vem investindo no merchandising e em objetos inspirados na escala de cores Pantone - há até um hotel com a marca da empresa!  (Crédito das imagens: Reprodução / Pantone)


Produtos com as cores do ano já estão à venda no site da Pantone

COMENTÁRIOS