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DICA DA NUTRI: ALIMENTOS ANTIOXIDANTES SÃO A BOA PEDIDA PARA O CARNAVAL

Saiba como manter a energia nos dias de folia com boa alimentação

Foto: Divulgação

Quem disse que no carnaval não dá pra se alimentar bem? A verdade é que ter energia para quatro dias de folia não é para qualquer um. Bloquinhos de rua, samba no pé... atividade intensa! Mas os cuidados com a alimentação durante e após o Carnaval podem ajudar - e muito - a manter a disposição e a recuperação mais rápida do organismo quando a festa terminar.

Com tantas atividades durante o dia de folia, o organismo perde muitos nutrientes pelo suor, e o desgaste leva à produção de mais radicais livres que, em excesso, podem causar o envelhecimento celular. Por isso, é importante a ingestão de alimentos antioxidantes para recuperar o organismo. "Aposte nas frutas vermelhas e cítricas, suco de uva e água de coco - que, além de tudo, ajuda a manter a hidratação", destacou a nutricionista Bianca Cangini.

Se manter hidratado é essencial para quem quer curtir intensamente os dias de festa. De acordo com a nutricionista, os líquidos isotônicos ajudam a repor os minerais e são boas opção para manter o gás. "Uma boa dica é misturar a água de coco com uma fruta antioxidante, como, por exemplo, o morango. É importante ressaltar que se manter hidratado reduz o risco de desidratação, tonturas e até desmaios", enfatizou Bianca.

Os carboidratos complexos também são bons aliados de quem curte o Carnaval. "A batata doce e a quinoa são boas opções. Além disso, ter um potinho com oleaginosas na bolsa também é uma boa dica. Consuma também alimentos que são energizantes naturais, como o açaí e os peixes brancos, que têm bons nutrientes e são leves para o estômago", ressaltou.

Durante a folia, é comum o excesso de bebidas alcoólicas. Sendo assim, deve-se consumir alimentos diuréticos que ajudam no desinchaço, como o hortelã, o abacaxi, o agrião, o alho poró, o kiwi e o melão.

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