NOTÍCIAS

CERVEJA ARTESANAL E OS BENEFÍCIOS À SAÚDE

 

Você sabia que a cerveja artesanal oferece benefícios à saúde? É claro que tudo o que é excesso faz mal, mas se você souber consumi-la, irá aproveitá-la para a saúde do seu corpo. Quer saber o que ela oferece? Descubra aqui!

Figura 1 https://pixabay.com/pt/cerveja-artesanal-beer-bier-2823730/

Benefícios da cerveja artesanal

Tomar cerveja artesanal moderadamente traz muitos benefícios para a sua saúde. Mas de quanto deve ser esse consumo? De acordo com especialistas, o consumo ideal para homens é de 120 ml por dia e para as mulheres, de 60 ml.

Por ser criada a partir da cevada, levedura, água e lúpulo, a bebida possui quantidades significativas de nutrientes. Entre eles, potássio, selênio, fibra solúvel, biotina, fósforo, magnésio, vitaminas do complexo B, crómio, ácido fólico e vitaminas B6 e B12.

Conforme vários estudos realizados, a cerveja artesanal pode afastar várias doenças. Veja uma lista:

  1. Protege o coração

Por conter fibra solúvel, seu consumo regular aumenta o nível do colesterol HDL, protegendo o coração contra ataques cardíacos. Além disso, a cerveja possui polifenóis que agem como antioxidantes, portanto, o líquido ajuda a cuidar do seu coração.

  1. Reduz pedras nos rins

O consumo moderado diminui o risco de desenvolver pedras nos rins, já que a cerveja possui alto teor de água, fazendo com que os órgãos funcionem corretamente, eliminando as toxinas.

Um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology aponta significativas tendências para diminuição do risco de o indivíduo desenvolver pedras nos rins ao consumir porções diárias de cerveja. A pesquisa aponta que o líquido pode diminuir em cerca de 41% o risco de pedra no rim, ao ser comparado a pessoas que consomem menos de uma porção semanal.

  1. Age contra o Mal de Alzheimer

Consumir moderadamente a cerveja artesanal contribui em reduzir a incidência de demência e Alzheimer, de acordo com pesquisadores da Rush University Medical Center, Chicago.

Além disso, o artigo publicado pela ACS Publications, divulgado no Jornal of Agricultural and Food Chemistry, concluiu que a cerveja possui propriedades antioxidantes. Ao serem aliadas aos compostos polifenóis, essa composição reduz a probabilidade de se desenvolver Mal de Alzheimer e, inclusive, o AVC.

  1. Evita formação de coágulos no cérebro

Figura 5 https://pixabay.com/pt/illustrations/c%C3%A9rebro-inflama%C3%A7%C3%A3o-curso-m%C3%A9dica-3168269/

A ingestão moderada de cerveja artesanal reduz o risco de acidentes vasculares cerebrais. De acordo com estudos, a bebida protege em até 50%, comparando com pessoas que não consomem o líquido. Com o consumo moderado diário, a bebida previne coágulos sanguíneos, conforme pesquisas da Harvard School of Public Health.

  1. Fortalece os ossos

Pesquisadores encontraram, na cerveja artesanal, altos níveis de silício, de acordo com estudo publicado na revista on-line Journal of the Science of Food and Agriculture. Este composto contribui com a saúde dos ossos, prevenindo a osteoporose.

Estudos apontam que pessoas mais velhas, consumindo a bebida moderadamente todos os dias, apresentaram densidade óssea maior. O contrário se torna um perigo à saúde dos ossos, já que doses elevadas diárias enfraquecem os ossos.

  1. Ajuda afastar o diabetes

Consumir cerveja artesanal todos os dias pode contribuir com a redução de riscos de desenvolver o diabetes. Isso ocorre por conta do álcool presente no líquido que eleva a sensibilidade à insulina. É importante optar por cervejas artesanais com baixo nível de carboidratos.

Além disso, o consumo deve ser moderado, conforme estudo espanhol da Universidade de Barcelona, juntamente com o Instituto Carlos III de Madri e do Hospital Clínico de Barcelona. Ou seja, uma caneca de cerveja por dia auxilia na redução dos níveis glicêmicos, elevando a sensibilidade à insulina.

  1. Age na hidratação da pele

Figura 8 https://pixabay.com/pt/photos/oktoberfest-vestidos-casuais-vestido-2752441/

Por conter vitaminas e levedura, a bebida ajuda a hidratar a pele, agindo de dentro para fora. Além disso, ela também mantém o equilíbrio do pH da pele. É possível obter os benefícios também adicionando dois copos do líquido em uma banheira com água quente e mergulhar o corpo por cerca de 20 minutos.

De acordo com um membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da Academia Europeia de Dermatologia, Dr. João Gabriel Nunes, tricologista, a cerveja conta com alta concentração de proteínas e grande completo vitamínico, mantendo características da pele.

Como se prova os benefícios da cerveja para a saúde?

É comum que muitos não consigam acreditar que a cerveja artesanal ofereça benefícios. Listamos acima alguns deles, com base em estudos e pesquisas, porém, você também pode conferir esses pesquisadores:

  • Alemães: o lúpulo contém xanthohumol, que previne o excesso de produção de testosterona, considerado um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de próstata, bem como a demência.
  • Americanos: relataram que o líquido oferece benefícios ao sistema imunológico.
  • Finlandeses: apontam que a cerveja reduz 40% dos riscos de pedras nos rins.
  • Ingleses: constaram que a cerveja age na proteção dos ossos.
  • Holandeses: afirmam que o consumo moderado contribui em elevar em cerca de 30% a vitamina B6, comparado aos não bebedores.
  • Canadenses: apontam que o consumo de dois copos de cerveja reduz a ansiedade e o estresse.

Então, se você consumir cerveja artesanal, em doses moderadas, vai aproveitar todos esses benefícios. Mas atenção! O líquido contém álcool.

Por Andreia Silveira, colabora com o site PlanodeSaude.net.

Fontes:

Doenças cardíacas: https://veja.abril.com.br/saude/cerveja-tem-os-mesmos-beneficios-para-a-saude-que-o-vinho-diz-estudo/ e https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1351198/

Pedras nos rins: https://cjasn.asnjournals.org/content/8/8/1389.full?sid=895c0b1c-b52a-464b-b458-215b52086221

Mal de Alzheimer: https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf505075n

Fortalece os ossos: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jsfa.3884

Coágulos no cérebro: http://www.probier.com.br/post/aumenta-a-saude-do-celebro-e-previne-contra-formacao-de-coagulos

Diabetes: https://veja.abril.com.br/saude/beber-cerveja-todo-dia-faz-bem-e-combate-ate-diabetes/

Hidratação da pele: https://vidadiet.com.br/2019/05/17/cerveja-para-pele-e-cabelo-funciona/

Outras fontes: https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/alcohol-full-story/ e http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/cerveja-faz-bem-para-a-saude-confira-8-bons-motivos-para-beber-sem-culpa.htm

 

COMENTÁRIOS