NOTÍCIAS

BANDAS CAPIXABAS SÃO HOMENAGEADAS EM LIVRO DA AÇÃO MÚSICA NA REDE

Amaro Lima

O tema do livro propõe conservar e valorizar a cultura musical local

No próximo dia 22 é comemorado o dia do músico e para homenageá-los a ação Música na Rede lança, no próximo dia 24, o livro "O Pop que fez Histórias por essas Bandas - Arranjos para Orquestra de Violões", que traz biografia e partituras de dez bandas capixabas que fizeram história nos anos 90. 
O livro foi idealizado pelo maestro Eduardo Lucas, textos e pesquisa do jornalista José Roberto Santos Neves e arranjos do professor Bruno Soares.
O lançamento será transmitido em uma live no canal do youtube da Fames e vai contar a participação dos músicos Amaro Lima, Renato Casanova e Anderson Ventura que vão cantar seus hits acompanhados pela Orquestra Jovem de Violões Música na Rede. 
A live será a partir das 19h e o livro estará disponível para download no site da Música na Rede.
Mais sobre o livro:

Seguindo a sequência de lançamentos, a ação Música na Rede traz agora o livro “O pop que fez história por essas bandas – Arranjos para orquestra de violões” que é essencialmente uma homenagem as bandas de maior relevância no cenário cultural capixaba. O título do livro contém uma divertida ambiguidade, já que “bandas” faz referência tanto ao estado do Espírito Santo, quanto aos grupos musicais que fizeram sucesso nos anos 1990 e 2000, e que são o tema da obra.

Com auxílio da população, através de uma enquete no Instagram, foram selecionadas as 10 bandas capixabas contempladas neste livro. A obra conta com 10 músicas, agora escritas para orquestra de violões, isso porque a ação Música na Rede, dentro de seu propósito de levar o ensino musical aos alunos da rede estadual de ensino, oferta aulas de violão em diversas escolas pelo estado.

O livro, que além das partituras das 10 músicas, têm ainda textos sobre a história de cada banda, contou com a Idealização de Eduardo Lucas, Curadoria por Daniel Morelo e voto popular, texto e pesquisa por José Roberto Santos Neves e Arranjos de Bruno Soares.

Tendo o lançamento no dia 24 de novembro de 2020, o livro poderá ser acessado no site da ação Música na Rede (musicanarede.fames.es.gov.br). E no canal no YouTube da Fames (Faculdade de Música do Espírito Santo) haverá uma live com a participação especial de alguns dos músicos homenageados: Anderson Ventura (Banda Java Roots), Renato Casanova (Banda Casaca) e Amaro Lima (Banda Manimal).

Música na Rede

A ação Música na Rede, que é uma iniciativa da Sedu, em parceria com a Fames e a Fapes, tem como objetivo ofertar o acesso à educação musical por meio do ensino coletivo, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social e comportamental de estudantes da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, possibilitando, assim, a formação, difusão e valorização da música de concerto.

Serviço

Live: Lançamento do livro “o pop que fez história por essas bandas”

Data: 24 de novembro de 2020

Horário: 19h

Local: https://www.youtube.com/user/faculdadedemusicaes

COMENTÁRIOS