NOTÍCIAS

A PARTIR DESTA SEXTA (07): PAINÉIS, VIDEOCLIPES E SHOWCASES NA PROGRAMAÇÃO DO FORMEMUS 2020

Bruno Oxe

 

A conferência musical acontece entre os dias 7 e 9 de agosto com mostra de videoclipes, painéis, showcases e palestras em formato virtual e interativo

 A terceira edição do Formemus, conferência que promove debates sobre o segmento musical no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, está confirmada para acontecer entre os dias 7 e 9 de agosto. Por conta das mudanças ocasionadas pela pandemia, neste ano, a programação será 100% on-line envolvendo painéis, palestras, showscases e mostra de videoclipes. A lista de atividades e convidados do evento traz em destaque nomes como Gustavo Anitelli, compositor e diretor de O Teatro Mágico, o produtor do The Voice Brasil, Torcuato Mariano, o desenvolvedor de games Walter Machado e Fabiana Batistela, da Semana Internacional de Música. 

São mais de 30 profissionais do segmento musical participando de debates, compartilhando experiências e trajetórias.

As inscrições são gratuitas, mas os produtores culturais Simone Marçal e Daniel Morelo também abriram espaço para contribuições monetárias, que serão encaminhadas para profissionais do setor musical, muito afetados pela pandemia. Ao contribuir, o participante concorre ao sorteio de 2 violões. Para se inscrever, basta acessar www.formemus.com.br.

Apresentação de Showcases

Para os Showcases foram selecionadas 8 bandas de todo o Brasil, mostrando a diversidade da música brasileira, além de representatividade, com participação de mulheres, negros e LGBT+.

As inscrições ficaram abertas por quase dois meses e foram 218 inscritos de todo país, além da Argentina. A princípio, o evento iria selecionar 6 bandas, mas devido ao grande número de inscritos, decidiu selecionar 8. A curadoria foi realizada por 9 especialistas convidados, entre músicos, radialistas e produtores culturais, são eles: Amanda Covre, Duana Peixoto, Igor Comério, Tarso Brennand, Tereza Dantas, Victória Dessaune, Yasmin Piovezan, além dos diretores Simone Marçal e Daniel Morelo. Foram selecionadas duas bandas do RJ, duas de SP, duas do ES, uma do Pará e uma de MG.

Para Daniel Morelo, um dos organizadores do evento, os escolhidos representam um recorte bem diversificado do poder sonoro da música brasileira. Compositores, instrumentistas e propostas de apresentações esteticamente diferentes, mas todas elas com identidade, vozes e sons de qualidade.

Simone Marçal, também idealizadora da conferência musical, complementa: “A diversidade dos estilos musicais é muito importante. Com tantos inscritos, percebemos uma riqueza fantástica de artistas incríveis em todo o país. A música abre espaço para a liberdade e isso está retratado em cada artista selecionado. O Formemus chegou em todos os cantos do nosso país, tão rico em cultura, identidade e regionalidade”.

Confira a programação completa do Formemus 2020

7 de agosto (Sexta-feira):

13h35 – Abertura

13h45 - Painel “Trilha Sonora e o Mercado Independente de Games” com Walter Machado (Ubermosh / Swarmride Omega AccrO / WarpZone Drifter) e Thiago Adamo (Game Audio Academy / Game Audio Sounds). O conteúdo do painel passará por temas como rotina de trabalho, equipamentos, autodidata versus estudo formal, DAW e VSTs, bloqueio artístico, influências, trabalhos complexos, SFX procedural, áudio dinâmico, o mercado nacional e internacional e o futuro da profissão.

15h15 – Mostra de Videoclipes – Bloco 1

O Bando & Jupy (@obandoejupy) – “Mudez” – Direção: Gabriela Gaia Meirelles – RJ

Elana Dara (@elanadara) – “Ninguém dá certo comigo” – Direção: Fernando Moraes - SP

Adikto ft. Leoni MC (@profadikto) – “Vingadores” – Direção: Lucas Araújo – ES

Vitrola Baiana (@vitrolabaiana) – “Ouro pouco” – Direção: Silvonei Filho, Marcelo Costa e Guga Barbosa – BA

Parafuso Silvestre (@parafuso_silvestre) – “Desdentado” – Direção: Lara Koer – SC

Oxe (@oxeoficial) – “Mais Solto” – Direção: Hugo OXE e Boson Post (Luiz Nunes e Dudu Brandão) - AL

15h45 – Painel “Indústria da Música Pós-Pandemia – Seria o futuro híbrido?” com Fabiana Batistela (SIM SP), Cris Falcão (Ingrooves Brasil)Ivanna Tolotti (Tum Cult)Andreza Portella (FIG – Festival de Inverno de Garanhuns), Manno Góes (UBC) e Leo Moraes (A Autêntica). A incerteza dos prazos para o retorno da normalidade ainda coloca toda a organização em torno de eventos e espaços musicais ao vivo em cheque. Após seis meses de pandemia, como o mercado musical dos organizadores públicos e privados de evento enxergam o futuro desse mercado? Este é o tema central do debate.

17h45 – Mostra de Videoclipes – Bloco 2

Carnawood (@carnawood) – “Raiz” – Direção: Chico Rasta – PI

Karola Nunes (@karola_nunes) – “Tá vendo seu moço?” – Direção: Juliana Segovia – MT

Cainã e a Vizinhança do Espelho (@a.vizinhanca) – “Cidadão de Bem” – Direção: Cainã Morellato – ES

Luana Flores (@luanafloresdj) – “Guerreira de Lança” – Direção: Ana Moraes – PB

PTK (@ptkmc) – “Diferenciado” – Direção: Amon e Jeffão – ES

Kikito ft. Malu Guedelha (@kikitokikito_) – “Retina” – Direção: Adrianna Oliveira - PA

 

18h15 – Painel “O Potencial de Consumo da Música Brasileira no Youtube e o Boom de Distribuição na Pandemia” com Walter Venício (Youtube), Marcos Chomen (CD Baby) e Renata Gomes (Ingrooves Brasil). Debate sobre o mercado musical Brasileiro que, nos últimos seis meses, viu o número de distribuição de novas músicas crescer em 120%. Um bilhão de visitantes procuram música no Youtube a cada mês, se tornando a maior plataforma de streaming de música do mundo.

20h – Showcase

Luciane Dom

Dan Abranches

2DE1

 

8 de agosto (Sábado):

14h15 – Painel “Produção Musical Remota e Lives Profissionais” com Beto Neves (AudioWorkshop) e Igor Comério (Engenharia de Áudio). Este painel traz ao Formemus um dos maiores nomes do mercado de serviços técnicos do brasil, Beto Neves, para dialogar com o produtor musical Igor Comério sobre a formação de conhecimento técnico para profissionais de áudio, as produções profissionais de lives e as mudanças do mercado com produção musical remota para músicos e produtores.

15h35 – Mostra de Videoclipes – Bloco 3

SambAdm (@sambadm) ft. VK Mac & DJ GH – “Dez Motivos” – Direção: Lucas Araújo – ES

Tiago Máci (@tiagmaci) ft. Zeca Baleiro – “Beijo à queima-roupa” – Direção: Arthur Rosa – MA

Alan Bernardes (@alan.bernardes)– “Subúrbio Velho” – Direção: Caro Petersen – RJ

Duo Severino (@severino.music)– “Manhã de Domingo” – Direção: Gabriel Hand – ES

Flávia Ellen (@flaviaellen) – “Desperta” – Direção: Ana Carolina Moraes, Olívia Franco, Lorena Zschaber e Bruna Freitas – SP

Ócio (@ociorock) – “Natural Born Cleaner part II” – Direção: Raphael "Baygon" Teixeira – ES

Pratagy (@pratagy) – “Dias de Verão” – Direção: Lucas Domires - PA

16h05 – Por dentro da Deezer para Artistas com Bernardo Bassin (Deezer) e Alexandre Saldanha (CD Baby Brasil). A Deezer é um dos principais serviços de stream utilizados no Brasil. Neste painel, será debatido um pouco mais sobre a Deezer e como funciona a sua relação com os artistas, a sua construção de conteúdo, políticas de curadoria, playlists e demais serviços, além de novidades e insights sobre o futuro do mercado musical.

17h10 – Mostra de Videoclipes – Bloco 4

Eliabe (@dnlsena) – “Astronauta” – Direção: Daniel Sena – DF

Luana Mascari (@luanamascari) – “Tudo bem” – Direção: Thomas Henne e Pedro Bürgerbraü – SP

Israel Paixão ft. Bwyane (@israelpaixaooficial) – “Tudo posso” – Direção: dr1nho – DF

Vinaa (@vinaadelmar) – “Volta pra casa” – Direção: Vinaa – MA

Licon ft. Keops, Raony, Capone (@thiagolicon) – “Amaré” – Direção: Pri Garcia – MG

Vitu (@vitu.locatelli) – “Deixa Sossegar” – Direção: Vitor Locatelli – ES

Nego Zú e Dani Coimbra (@negozu_) – “Corpo e pele” – Direção: Mateus Alves - RJ

18h40 – Identidade Musical – A Essência da Diversidade da Música Brasileira com Pena Schmidt (Lista das Listas)Thomas Roth (Lua Nova Produtora / Elemess Music n’ Services)Barral Lima (Un Music), Torcuato Mariano (Produtor Musical e dos programas The Voice Brasil/The Voice Kids)Paula Lima (Diretora UBC) e Márcio Brant (Musicxpert). Todo músico é único. Essa construção do artista se realiza pelas características pessoais, estudos, práticas, acesso a instrumentos e oportunidades aproveitadas, em uma construção narrativa muito pessoal. Entretanto, para que sua música e sua identidade musical sejam reconhecidas pelo grande público, existem diversos fatores que deverão ser levados em consideração na construção de uma carreira artística. O DNA da música brasileira é infinito em estilos e em possibilidades e é essa essência diversificada e seus diversos caminhos identitários que serão debatidos neste painel.

20h30 – Exibição do videoclipe “Conexão Periferia”

20h45 – Showcase

AURI

Victor Mus

Lucas Estrela

 

9 de agosto (Domingo):

14h15 – Música, Branding e Marcas – Sua música, seu negócio e as relações com outras marcas, corporações e produtos no mercado com Bruna Biason (Song4 Produções), Thor Moura (Sling Musical), Gustavo Anitelli (O Teatro Mágico), Dani Ribas (Sonar Cultural e Data Sim) e Amaro Lima (Músico do ES). A música dialoga com as marcas e cada vez mais as marcas dialogam com as músicas e os artistas. As oportunidades dessas relações comerciais são o tema principal desse painel mediado pelo músico Amaro Lima.

16h05 – Mostra de Videoclipes – Bloco 5

Pássaro Vivo (@soupassarovivo) – “Beija-flor” – Direção: Sandrow Almeidan – MG

Enme Paixão (@enmepaixao) – “Killa” – Direção: Jessica Lauane – MA

Thainá Lopez (@thainalopezoficial) – “Deixa eu te falar” – Direção: Sara Engelhardt e Golias Engelhardt – ES

Oto Gris (@otogris) – “Uma prece” – Direção: Jonathas Alpoim e Rafael Neves – PE

Rohmanelli (@rohmanelli) ft. MC Versa, Ju Sofer, Orquidália, Iguanas Tropicais e Duda Medeiros – “Toneaí” – Direção: Antonio Rossa – SC

Izar (@izar_music) – “Todo mundo é mais famoso que eu” – Direção: João Paulo Rocetti e Lucas Duarte – ES

16h35 – Painel “A Gestão de Carreira como Caminho do Sucesso!” com Tereza Dantas (Perpétua Produção Cultural), Barral Lima (Un Music) e Daniel Morelo (Formemus). As complexidades do mercado para além da produção musical e realização de shows muitas vezes fazem o artista pouco preparado desistir de investir em seu sonho. Este debate vai apresentar os principais gargalos da gestão de uma carreira musical e como uma gestão de carreira pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto.

17h40 – O Prêmio Profissionais da Música e suas + de 100 categorias com Gustavo Vasconcelos (PPM) e Bruno Oxe (Produtor Musical). Este painel vem apresentar o Prêmio Profissionais da Música, que está em sua 6ª edição e premia praticamente toda a cadeia produtiva da música brasileira. Com interlocução do artista e vencedor do prêmio Bruno Oxe, o Formemus 2020 recebe Gustavo Vasconcellos para uma conversa sobre o prêmio e todas as suas possibilidades.

18h25 – Mostra de Videoclipes – Bloco 6

Pedro Gama (@opedrogama) – “Pipa Avuada” – Direção: Zé Pereira – RJ

SoulRa (@soulra.oficial) – “À flor da pele” – Direção: Wilyam Nicolay – MS

Tequilla Bomb (@tequillabomb) – “Na minha jangada” – Direção: Izael Filipe – AL

O Mangue ft. Luiza Lian (@omangueoficial) – “Virada da Maré” – Direção: Rafael Bispo – SP

Xavi (@xavimusic_) – “Quimera” – Direção: Philipe Grilo – ES

Banda AL9 (@bandaal9oficial)– “Ela me ligou” - Direção: Matheus Khouri e Thiago Khouri – SP

Gustavo Rosseb e Adriano (@gustavorosseb) – “Primeiro Remix” – Direção: Raphael Correa – SP

18h55 – Como potencializar o seu Canal do Youtube com Giulia Perin (CD Baby Brasil) e Duana Peixoto (Produtora Cultural). Este painel trata de como construir conteúdos e organizar um canal de Youtube para construção de público, realização de estratégias para mantê-lo engajado e como começar a monetizar o canal de forma inteligente.

20h05 – Showcase

Congadar

Technobrass

 

Formemus 2020 – Conferência musical com programação on-line envolvendo painéis, palestras, showcases e mostra de videoclipes

Quando: 7 a 9 de agosto

Transmissão: através do link https://www.youtube.com/channel/UCwp1FpJ8KzwXJRQ2JlbhC0g

Inscrição para o Formemus 2020: gratuita, através do site www.formemus.com.br.

Mais informações: 3376-1674

 

*Para conferir os showscases, não é necessário se inscrever no evento.

COMENTÁRIOS