COLUNAS

SILVIA CHIABAI FALA DE NOVELA, CINEMA E FUTEBOL EM SEU PRIMEIRO LIVRO

Livro "Escritos críticos" de Silvia Chiabai

 

"Escritos críticos" é uma coletânea de textos sobre comportamento e mídia e será lançado no dia 20 de setembro, no café Jalan Jalan

Cinema , novela, netflix, futebol, redes sociais, fake news e música são alguns dos temas presentes na prosa leve e inteligente da jornalista Silvia Chiabai, que está lançando seu primeiro livro "Escritos críticos" (Editora Intermeios, 158 páginas), no dia 20 de setembro (sexta-feira), às 19h, no café Jalan Jalan, antiga Livraria Don Quixote na Praia do Canto.

São crônicas, ensaios, resenhas e artigos formulados nas últimas duas décadas, publicados em jornais e sites como o Observatório da Imprensa, que remetem à memória recente do Brasil e do mundo. Com apresentação do professor José Irmo Goring, o livro é um convite para o entretenimento devido as doses de ironia e bom-humor em um texto com opiniões fortes e cativante para todos os tipos de leitores.

Formada em jornalismo pela Ufes, onde também lecionou, o lançamento do livro "Escritos críticos" marca o reencontro de Silvia Chiabai com os amigos e ex-alunos capixabas, uma vez que esteve ausente já há algum tempo, morando e estudando em São Paulo.

"O livro é uma coletânea de artigos críticos escritos entre os anos 1990 e 2014, analisando comportamento, televisão, cinema e vídeo, com reflexões que não perderam a atualidade, e que também fazem parte da nossa memória afetiva. Os textos apresentados, em que pese alguma atualidade incidental (como por exemplo o de "Verdade e Veracidade" com referência aos fake news), não almejam nada além de serem interessantes", explica Silvia Chiabai.

Conheça a escritora

Silvia Rachel Chiabai nasceu a 27 de fevereiro de 1961 em Itarana, no Espírito Santo, onde cursou o primário. Fez o segundo grau (magistério) na Escola Godofredo Schneider, em Vila Velha, ES. Graduou-se em Comunicação Social na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1981. Em 1988 concluiu seu mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC de São Paulo, orientada por Décio Pignatari e Fernando Segolin. Doutorou-se na mesma instituição em 1994, orientada por Arlindo Machado . Em 2007 realizou pós-doutorado na USP, sob orientação de José Luiz Proença. De 1978 a 1987 trabalhou na Rede Tribuna como repórter e redatora de jornal, e editora de telejornal. Em A Gazeta colaborou como  como articulista nos anos 90 e 2000. Foi colaboradora do site Observatório de Imprensa de 2003 a 2014. De 1987 a 2007 lecionou na Universidade Federal do Espírito Santo.

Lançamento do livro "Escritos críticos"

Data: 20/09 (sexta-feira)

Hora: 19h

Local: Jalan Jalan (antiga Don Quixote). Av. Rio Branco, 1083 - Praia do Canto, Vitória

O livro será vendido por R$ 38,00

COMENTÁRIOS