COLUNAS

QUIROPRAXIA AJUDA A MELHORAR A DOR NA COLUNA

 

Você sente dor nas costas, na lombar ou na cabeça constantemente? Então saiba que esses sintomas podem estar relacionados a um desajuste nas articulações da coluna vertebral, quando uma ou mais vértebras estão fora de sua posição normal e acabam exercendo pressão sobre os nervos espinhais.

As dores causadas pela subluxação vertebral são normalmente adquiridas no dia a dia, na má postura ao dormir, no trabalho, durante os exercícios e acabam prejudicando a qualidade de vida de quem se acostuma a conviver com esse incômodo.

Acontece que sentir dor não é normal e o desalinhamento da coluna vertebral pode causar irritação no sistema nervoso e afetar o funcionamento de estruturas, órgãos e funções do organismo. O fisioterapeuta Victor Stefanon e Sousa, proprietário do estúdio Biomoviment, explica que a quiropraxia é uma técnica eficaz para restaurar as propriedades biomecânicas da coluna vertebral empregando técnicas de ajustes manuais e mecânicas.

Desenvolvida em 1895 pelo canadense Daniel David Palmer, a quiropraxia é eficiente para promover o ajuste articular e resolver problemas como dor de cabeça, tensão no pescoço, torcicolos, dor nos ombros, dores na coluna, artrite, hérnia de disco, fibromialgia, bico de papagaio, entre outros.

Quiropraxia_Foto Divulgação Biomoviment

Com a coluna vertebral funcionando adequadamente, o organismo recupera sua capacidade de se regenerar e de se auto curar, por isso é muito comum que atletas de alto rendimento façam tratamento quiroprático regularmente. "A quiropraxia auxilia na recuperação de algumas lesões sem o uso de medicamentos e também atua na prevenção dessas lesões, melhorando o desempenho esportivo", afirma Victor.

O fisioterapeuta Victor Stefanon ressalta que diferentemente de outros métodos, a quiropraxia não trata apenas os sintomas. Ela busca a causa das dores através da avaliação no funcionamento biomecânico de várias estruturas do corpo.

O mau funcionamento da coluna vertebral causa um desequilíbrio no organismo que pode aparecer de diferentes formas. "Uma coisa que sempre analiso são os pés dos pacientes. Muitos chegam com o encurtamento de uma das pernas e a quiropraxia promove esse ajuste", reforça Victor, que faz o alerta: "Atualmente, no Brasil, o fisioterapeuta é o único profissional a exercer a quiropraxia legalmente".

COMENTÁRIOS