COLUNAS

OLHARES E CIDADES: ALUNOS DE JORNALISMO E FOTOGRAFIA DA UVV LANÇAM LIVRO NESTA SEXTA-FEIRA (06)

Fernanda Passamani

 

 

Culturas, identidades, abandonos, desigualdades, cotidianos, resistências. Múltiplas dimensões em cenários de cidades tecidas tanto por diferenças, antagonismos e conflitos quanto por solidariedades, harmonias e belezas. Espaços urbanos ou rurais, sendo mostrados de acordo com a visão de cada jovem fotógrafo(a). 

Essa é a obra Olhares e Cidades. Um projeto subsidiado em práticas pedagógicas que reconhecem e valorizam a diversidade de olhares sensíveis, o respeito à pluralidade de ideias e a garantia da liberdade de expressão. 

Trata-se de uma publicação elaborada pela disciplina de Fotojornalismo dos cursos de Fotografia e Jornalismo da Universidade Vila Velha, desenvolvida durante todo o semestre de 2019/2. Aos(Às) alunos(as) foi lançado o desafio de produzir um fotodocumentário em que tivessem a liberdade de apresentar a forma como viam a(s) cidade(s). O fundamental do método foi o aprofundamento em pesquisas teóricas, vivências em campo para a prática fotográfica, aprimorando o conceito proposto para, finalmente, tornar público parte de seu discurso visual. 

Assim nasce o livro. Estruturado em vinte e nove capítulos, cada um destinado a determinado(a) fotógrafo(a) que apresenta, em breve texto e em três fotografias, a sua visão da(s) cidade(s) por ele(a) trabalhada(s). O território midiático do livro permite a convivência igualitária, sem divisão de classes ou hierarquias. No tamanho 21cmx21cm, a obra possui 132 páginas com 87 fotografias feitas em diversas cidades do Espírito Santo e outros estados. No lançamento, dia 6 de dezembro, no cineteatro da UVV, será vendido por R$ 50,00. No evento também teremos a exposição fotográfica com 29 fotografias.

CAPA OLHARES E CIDADES

O desfecho do projeto coletivo vai além da socialização do conhecimento produzido no universo acadêmico, possibilitando, democraticamente, levar os resultados aos fotografados e ao público em geral. Mas, também um reconhecimento à dedicação dos(as) jovens estudantes que, em busca de aprimoramento e crescimento profissional, utilizam a fotografia como um meio de expressão, revelando detalhes impressionantes do mundo que nos rodeia, fazendo-nos refletir e debater a partir de uma visão mais crítica, consciente e libertadora. 

Convidamos os(as) leitores(as) a percorrerem as páginas com olhar desbravador e livre, para criarem suas próprias leituras, em pacto íntimo com sua imaginação. E, ao final, participarem conosco desta missão, escrevendo, na última página, o seu desejo a respeito da cidade que gostariam de ver. E assim, seguiremos na busca de boas realizações em um mundo de esperanças. 

SERVIÇO:
Lançamento do Livro “Olhares e Cidades” e abertura da exposição
Quando: 06 de dezembro, sexta-feira
Horário: 19h

Local: Cineteatro da Universidade Vila Velha – UVV

Entrada Franca

COMENTÁRIOS