COLUNAS

NO DIA MUNDIAL DO ENFERMO, SAIBA COMO O HOME CARE VALORIZA O ATENDIMENTO HUMANIZADO DOS PACIENTES

11 de fevereiro é o Dia do enfermo_crédito freepik

 

Segmento de Atenção Domiciliar está em franca expansão no Brasil, atendendo cada vez mais pacientes no conforto de suas casas

Em 11 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial do Enfermo. A data foi originada em 1992 por iniciativa do Papa João Paulo II e tem como missão alertar profissionais da saúde e familiares sobre a importância de cuidar dos doentes de forma humanizada e responsável, conferindo a eles as melhores condições de tratamento. Com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, o atendimento domiciliar passou a ser um importante aliado nesta jornada de recuperação das enfermidades e acolhimento dos pacientes.

No Brasil e no mundo, uma parcela dos enfermos é tratada em casa e essa é uma tendência que vem crescendo. De acordo com o Censo 2019/2020 do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o setor expandiu 22,8% de 2018 a 2019, com um salto de 676 para 830 estabelecimentos. A pesquisa também aponta que em julho de 2012, o País contava com apenas 18 estabelecimentos, o que demonstra um crescimento exponencial na última década.

A Atenção Domiciliar, ou home care, termo pelo qual é mais conhecida, leva aos pacientes uma vasta gama de atendimentos para diversas enfermidades no conforto dos seus lares. “O grande propósito de cuidar de alguém em casa é proporcionar ao enfermo e aos familiares um cuidado especial, que extrapola o atendimento de saúde, por estar num ambiente de maior familiaridade, com o paciente no centro do cuidado”, explica a Dra. Rosana Pais, diretora-médica da Pronep Life Care, empresa do grupo Sodexo e pioneira no segmento de home care no Brasil.

Dentre os serviços prestados pela Atenção Domiciliar, podem ser destacados desde atendimentos mais simples, como a realização de troca de curativos e administração de medicamentos, até internações domiciliares, cuidados paliativos e tratamentos oncológicos e dialíticos.

Nos casos mais complexos, a rotina de cuidados cria uma parceria e um forte laço entre equipe médica e familiares. “As visitas periódicas dos profissionais da saúde criam naquele espaço, a residência do enfermo, um local de conforto. A relação positiva entre a família e os médicos propicia uma melhor experiência para o paciente, com uma assistência presente e humanizada”, conta a diretora-médica.

De acordo com ela, o segredo do sucesso no atendimento em regime de atenção domiciliar é ir além do aspecto técnico. “A empatia para com o paciente e a família é fundamental. Com essa visão, nossos profissionais combinam a excelência no atendimento aos pacientes à dedicação ao cuidar de vidas. São parceiros dos familiares, que trabalham proporcionando saúde e qualidade de vida na casa das pessoas”.

“O Dia Mundial do Enfermo é muito importante para o setor por apontar os valores que a atenção domiciliar e a Pronep empregam no seu cotidiano. Independentemente da complexidade do tratamento, oferecer ao paciente um tratamento próximo e empático”, finaliza a especialista.

Sobre a Pronep Life Care

A Pronep Life Care – marca do grupo Sodexo – é pioneira no serviço de Atenção Domiciliar (home care) no Brasil e, ao longo de quase 30 anos de atuação, já cuidou de mais de 35 mil vidas. Em 2018, passou a integrar o grupo Sodexo, a maior empresa do mundo em serviços de qualidade de vida.

A Pronep atua diretamente no cuidado e atenção com as mais variadas necessidades: internação domiciliar especializada em procedimentos técnicos e maior complexidade, reabilitação, assistência domiciliar por equipe multidisciplinar, ou mesmo curativos, administração de medicamentos e outros procedimentos, além dos cuidados paliativos.

Tudo é feito por uma equipe altamente qualificada e especializada, na casa do paciente, de acordo com suas necessidades individuais e familiares e com acolhimento e cuidado seguindo nosso propósito de fazer o bem, ouvir, sentir e cuidar.

A qualidade do atendimento da Pronep garantiu o reconhecimento da Joint Commission International - JCI, que nos certificou com um selo respeitado mundialmente e, na época em que nos foi conferido, inédito para serviços de atenção domiciliar. Esta é a nossa marca: dedicação para cuidar de vidas e engajamento para fazer delas o nosso mais relevante compromisso.

 

COMENTÁRIOS