COLUNAS

ESTÁ SOFRENDO PARA DORMIR COM O CALOR? VEJA O QUE FAZER

Dificuldade para dormir no calor? _Crédito Freepik
 
 

O verão se aproxima e as temperaturas já estão nas alturas, com a sensação térmica chegando perto dos 40ºC durante o dia. E tanto calor assim costuma causar desconforto na hora de dormir.

Para driblar essas dificuldades e conseguir ter uma boa noite de sono, a médica Jéssica Polese, especialista em Medicina do Sono, destaca que é importante manter uma rotina do sono, indo deitar e acordando todos os dias no mesmo horário. "O primeiro passo é fazer a higiene do sono, preparando o quarto e o corpo antes de dormir. Tomar um banho fresco, ventilar o local e vestir um pijama refrescante são ações que ajudam o corpo a relaxar ao máximo para conseguir descansar", recomenda.

Outros cuidados dizem respeito aos aparelhos escolhidos para arejar o quarto. Seja ventilador ou ar condicionado é preciso higienizá-los bem antes de usar. "A temperatura também não deve estar muito baixa. O ideal é ela ficar em torno de 24ºC. E em ambos os casos não deixei o aparelho virado diretamente para o corpo", indica Jéssica.

A médica pneumologista Jéssica Polese



A umidade do ar costuma ser boa em cidades litorâneas, como Vitória e Vila Velha, mas caso sinta necessidade, a médica recomenda o uso de umidificadores de ar ou espalhar bacias com água e toalhas úmidas no quarto.

Como dormir bem no calor:
• Use roupas leves e frescas;
• Prefira lençóis de algodão e linho aos sintéticos, porque esquentam menos;
• Antes de deitar tome um banho fresco, mas não gelado. Ajuda a relaxar;
• Deixe o quarto arejado;
• Faça uma limpeza no ventilador ou no ar condicionado antes de usá-los.

COMENTÁRIOS