COLUNAS

ES: DIA MUNDIAL DA LIMPEZA DOS OCEANOS DESTACA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DA VIDA

 
Moradores de bairro em Vitória são estimulados a cuidarem do meio ambiente e da saúde mental


Setembro é marcado pela comemoração do Dia Mundial da Limpeza dos Oceanos e, em busca de celebrar a data, o movimento CleanUp Day realiza várias ações em todo o mundo que inspiram governos, empresas e cidadãos a se engajarem na luta pela importância da limpeza dos mares.  Em Vitória, diversas iniciativas estão programadas para acontecerem ao longo deste mês - algumas delas são da Associação dos Moradores Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (SAMIFRA) que propõem a limpeza ambiental, digital e mental aos participantes.

Mirela Souto, gestora de comunicação da Marca Ambiental, explica que a empresa é parceira do projeto e ressalta a importância do descarte consciente de resíduos, principalmente, no bairro em que ocorrerá a mobilização. "A região em que serão feitas as ações é uma área de Proteção Ambiental da Baía das Tartarugas e, para preservar essas vidas marinhas, é necessário ter atenção ao descartar resíduos. Segundo estimativa feita pelo Ministério do Meio Ambiente, em seu Plano de Combate ao Lixo no Mar, 80% dos resíduos presentes no mar têm origem de atividades realizadas em terra e são constituídos, principalmente, por plásticos, borrachas, metais, vidros e, devido ao panorama atual, máscaras. Ao chegar nos oceanos, têm capacidade de enorme dispersão e, dessa forma, podem gerar diversos impactos ambientais", pontua.

Moradores do ES adotam campanha "Eu Cuido Do Meu Quadrado"
Em decorrência das medidas de isolamento, as iniciativas do Dia Mundial da Limpeza 2020 acontecem com ações individuais ou em pequenos grupos de convívios familiar, em que os participantes são estimulados a realizarem atividades a partir das próprias casas.

A programação especial para data conta com uma gincana de coleta seletiva, limpeza solidária, vídeos informativos sobre gestão de resíduo, transmissões de aulas de Yoga e dicas para organizar a vida digital com o intuito de fazer uma limpeza em informações desnecessárias. A população será convidada a cuidar do seu quadrado para, assim, cuidar do nosso planeta. O evento final do Dia Mundial da Limpeza acontece neste sábado, 19, via YouTube.
 

COMENTÁRIOS