COLUNAS

DICAS: COMO SE PREPARAR PARA AS 10 MILHAS GAROTO

 

Faltando quase dois meses para a corrida mais tradicional do Estado, coach de corridas dá dicas para quem vai participar da prova

A corrida mais tradicional do Espírito Santo, a 10 Milhas Garoto, este ano acontecerá no dia 29 de setembro. Faltando pouco mais de dois meses para a prova, esse é o momento de reforçar o treinamento para conseguir completar a meia maratona, com 16 km e subida da Terceira Ponte.

O profissional de educação física e coach de corridas, Nei Robson, explica que correr 16 km não é uma tarefa fácil e que, na verdade, exige muito planejamento para preparar o físico e também o psicológico. "A preparação para uma corrida é gradual. Correr não é uma simples atitude de colocar um tênis no pé e sair correndo, existe todo um planejamento de acertar posturas, passadas, educativos, ajustes de corrida e respiração. Além de criar estratégias, objetivos e metas para motivar a conclusão da prova", destaca.

Neste momento, com a prova se aproximando, Robson indica que quem já começou os treinos deve ter como estratégia uma boa rodagem, investir no volume de treino, que significa aumentar a distância percorrida nas corridas. "Outro ponto fundamental é alternar a corrida com a caminhada três vezes por semana, dando um intervalo de 48 horas de descanso nos dias de corridas. Pode alternar o dia que não correr com uma caminhada para dar um volume e somar mais quilômetros na semana mesmo sendo só uma caminhada. O corpo precisa de tempo para se recuperar dos treinos mais intensos", explica.

Nei Robson - crédito Rafael Santos

No caso de iniciantes, também é possível participar da prova, mesmo que o tempo mínimo recomendado para começar a treinar seja de seis meses de antecedência, o coach de corridas esclarece que quem está começando a treinar agora, pode fazer uma corrida intervalada entre trotes e caminhadas, sem focar no tempo para completar a prova, pois isso pode ser trabalhado numa próxima edição com mais tempo de treinamento. Os benefícios da corrida, no entanto, como a interação com outras pessoas, passar por cartões postais, criar objetivos pessoais e bater metas pessoais, podem ser aproveitados desde já.

COMENTÁRIOS