COLUNAS

#CARNAVALSEMASSÉDIO É O TEMA DA CAMPANHA DA SEDH PARA O CARNAVAL 2020

 

A campanha veiculará frases contra o assédio na página @DireitosHumanosES no Facebook

Para alertar e conscientizar sobre atitudes impertinentes e desrespeitosas durante a folia, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) lança, nesta sexta-feira (14), a campanha de conscientização para o Carnaval 2020 intitulada #CarnavalSemAssédio.

A campanha será publicada na página do Facebook @DireitosHumanosES com frases como “Meu corpo não é folia de ninguém”, “Minha fantasia não é convite para nada! ”, “No Carnaval, não deixei o respeito em casa”.

De acordo com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, é importante que as mulheres saibam que podem se divertir como quiserem, sem importunação. “Todas as mulheres têm o direito de curtir os dias de folia como acharem melhor e não podem e nem devem ser importunadas ou assediadas por isso. Estas atitudes vêm de uma cultura machista e patriarcal que tem de ser desconstruída. Sempre que temos a oportunidade, é importante reforçar que não é não e tudo além disso é assédio e desrespeito”, ponderou.

A secretária também destacou que o assédio é uma forma de importunação sexual. “Qualquer ato não consensual é crime e deve ser denunciado aos órgãos competentes, como as Delegacias Especializadas de Mulheres, a Defensoria Pública e o Disque 180, que são alguns dos canais de denúncia”, comentou.

A Campanha “#CarnavalSemAssédio” será veiculada até o dia 28 de fevereiro.

COMENTÁRIOS