COLUNAS

CARIACICA: PROJETO SOCIAL ESTIMULA ALUNOS COM AÇÃO NO DIA DA ÁRVORE

Entrega do Kit Dia da Árvore
 
Com atividades que propõem plantio de mudas e produção de tintas naturais, crianças e adolescentes desenvolvem senso crítico e consciência ambiental


Comemorado em 21 de setembro, o Dia da Árvore busca conscientizar a população sobre a importância da preservação de árvores e florestas, além de incentivar a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza. Momentos como esses inspiram diversas ações, como por exemplo, a do Programa Ciranda do Saber, desenvolvido em Nova Rosa da Penha II, Cariacica. Este ano, em comemoração à data, o programa idealizou o Projeto ECO Aquarela, que tem como objetivo estimular crianças a plantarem mudas dentro de suas casas e, além disso, incentivar a produção de tintas naturais a partir de frutas e vegetais.

Em busca de despertar a curiosidade no cultivo e acompanhamento do processo de crescimento das plantas, foram entregues kits personalizados com uma muda, vaso e composto orgânico aos alunos do Programa Ciranda do Saber, para que eles realizassem o plantio dentro de suas casas. As mudas presentes nos kits, possuíam o nome de cada um dos alunos para que, dessa forma, fosse aguçado o interesse por descobrirem o que seria frutificado e também promover o sentimento de pertencimento desse processo.   Além disso, os alunos receberam um composto produzido a partir de resíduos orgânicos, da Organobom - empresa que faz parte do Parque de Ecoindústrias da CTR Marca.

Mudas do Kit Dia da Árvore



Consumo adaptável
Com intuito de apresentar a valorização de elementos presentes na natureza e também maneiras de adaptar o consumo, o projeto ECO Aquarela também propôs aos alunos que produzissem tintas naturais, a partir de alimentos como: beterraba, cenoura e frutas vermelhas. A iniciativa tem como objetivo incentivar crianças e adolescentes a usarem em pinturas as tintas feitas ecologicamente e valorizarem ainda mais as alternativas sustentáveis. Para estimulá-los, foi entregue uma tela para que pintassem  a partir das tintas produzidas.

Mirela Souto, gestora de comunicação, explica que a Marca Ambiental idealizou o Programa Ciranda do Saber e que essa ação, além de celebrar o Dia da Árvore, também se propõe a trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. "Nosso objetivo é apresentar possibilidades sustentáveis para os alunos dos nossos projetos e, além disso, contribuir na formação de cidadãos mais conscientes. Ao entregarmos kits para o plantio, queremos que eles acompanhem a evolução de suas mudas ao longo do processo e, para isso, é necessário cultivar a paciência, cuidado e carinho para obter êxito em seus plantios", ressalta a gestora.      

COMENTÁRIOS