COLUNAS

APÓS 200 ANOS, JESUÍTAS CELEBRAM MISSA NO TÚMULO DE SÃO JOSÉ DE ANCHIETA, NO PALÁCIO ANCHIETA

 

A missa será para um grupo pequeno de religiosos e convidados, visto que no espaço cabem apenas 15 pessoas.

Na próxima segunda-feira, dia 10 de junho, às 10h30, será celebrada uma missa, a primeira em mais de 200 anos, no túmulo do Padre Jesuíta, São José de Anchieta, no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.

A celebração será feita pelo Padre Bruno Franguelli, vice-reitor do Santuário São José de Anchieta. Ela é alusiva à data da sua morte, 9 de junho, e se traduz num momento de grande relevância. São José de Anchieta, jesuíta espanhol, veio para o Brasil na comitiva de Duarte da Costa, em 1553, e aqui atuou na catequização de índios e evangelização durante a segunda metade do século XVI. Foi também teatrólogo, historiador e poeta. Além disso, é o único santo que viveu e morreu em terras capixabas. Sua importância cultural, histórica e religiosa para o Espírito Santo é imensurável.

A missa será celebrada para um pequeno grupo. No espaço cabem somente 15 pessoas, mas o significado da celebração é grande. Tanto que na ocasião, o Padre Bruno fará um novo lançamento de seu Devocionário  pequeno livro de orações devotas  de sua autoria. 

Batizado de Devocionário de São José de Anchieta - Apóstolo e Padroeiro do Brasil, a obra possui biografia, imagens, novena e também algumas orações de São José de Anchieta como a Oração do Manto, que o protegia das intempéries, a Bênção da Água de Anchieta, a Bênção da Rosa, a Meditação do Santo Rosário, com textos extraídos das valiosas composições do Apóstolo do Brasil, principalmente do Poema da Virgem.

A obra conta. ainda, com mensagem do Papa Francisco, na qual o Pontífice ressalta, com relação a São José de Anchieta, que "era tão grande a alegria que ele sentia, era tão grande seu júbilo, que fundou uma Nação.

O livro terá lançamento nacional no dia 26 de junho.

Serviço:

1ª Missa no túmulo de José de Anchieta

Pré-lançamento do livro - Devocionário de São José de Anchieta - Apóstolo e Padroeiro do Brasil

Autor: Pe. Bruno Franguelli - Editora Santuário

Data: 10 de junho de 2019

Horário: 10h30

Local: Palácio Anchieta  Centro de Vitória  Espírito Santo

 

COMENTÁRIOS